Essas ações já havia presvito que aconteceriam, mas carecem de um projeto sólido com os principais envolvidos, os professores e alunos. E o que mais me preocupa é a falta de continuidade, ou seja, faz durante um curto período e para. Se esquecendo que o ser humano em desenvolvimento leva anos para sua formação.

ações pontuais e espeorádica não ajudam, devem ser sólidas, constantes, com sentido e significado.

abs

Luiz Delphino

26/06/2009 - 15:11 | InformaçõesA Secretaria de Educação Integral em parceria com o Ministério do Esporte implantará um projeto de detecção de talentos esportivos - PEC- Projeto Esporte Criança

  • A Secretaria de Educação Integral em parceria com o Ministério do Esporte implantará um projeto de detecção de talentos esportivos - PEC- Projeto Esporte Criança, visando contribuir com a formação integral do aluno e fortalecer o espírito esportivo nos jovens do Distrito Federal. A expectativa do Ministério do Esporte – Secretaria de Esporte Educacional é que este projeto, a ser desenvolvido nas escolas de Educação Integral do Distrito Federal, sirva de modelo para o restante do país.

    A metodologia do projeto consiste em detectar talentos através de uma análise detalhada, levando-se em consideração aspectos de ordem fisiológica, emocional, psicológica e esportiva. Toda ideologia do PEC - Projeto Esporte Criança foi elaborada e validade por especialistas e pesquisadores da área do esporte, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de universidades brasileiras. Os instrumentos adotados, bem como a formação oferecida aos professores do Distrito Federal, são reconhecidos internacionalmente e já foram validados em outros países.

    “O esporte contribui para o físico e também para que a criança adquira algumas habilidades que levará para a vida inteira, tais como: saber ganhar, saber lidar com derrotas, ter determinação e foco”, explica o gerente do projeto, Paulo Ribas. Além disso, segundo ele o projeto contribui na elevação da auto-estima do jovem aluno, além de acoplar ganhos cognitivos e de performance, em curto prazo.

    Ineditismo

    No DF, a parceria entre a Secretaria de Educação Integral e o Ministério do Esporte, mediante efetivação do PEC – Projeto Esporte Criança, viabilizará às escolas de Educação Integral uma experiência inédita no país, de fortalecimento do espírito esportivo e reconhecimento de alunos talentosos do Distrito Federal, nas diferentes modalidades esportivas.

    “Tão importante quanto detectar, é poder desenvolver esse talento, ou seja, ser capaz de lapidar os diamantes encontrados” salienta Paulo Ribas. O Brasil possui um tremendo potencial na área do esporte, todavia, muitos desses jovens talentosos são obrigados a sair do país, para terem seu talento reconhecido e poder ser preparado de forma apropriada, na idade correta e com o auxilio de profissionais qualificados.

    O PEC – Programa Esporte Criança no Distrito Federal irá proporcionar uma verdadeira revolução positiva no sentido do reconhecimento de jovens talentosos na área do esporte e preparação de futuros atletas de ponta.

    De olho em 2014

    O esporte é um dos eixos principais da Proposta Pedagógica da Educação Integral no DF e, de acordo com o secretário de Educação Integral, Marcelo Aguiar, esse projeto vem numa época propícia. “Muitas ações estão sendo programadas e planejadas pelo Governo do Distrito Federal para 2014”, lembra. O PEC – Projeto Esporte Criança será uma oportunidade ímpar para os jovens do Distrito Federal que freqüentam a Educação Integral e será implantado de forma integrada com outros programas já existentes no Distrito Federal na área do esporte educacional.

    A construção das Vilas Olímpicas nas cidades será um facilitador para a captação e treinamento desses jovens, que serão beneficiados pelo PEC. Para execução desse projeto o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria de Esporte Educacional e universidades conveniadas, capacitará professores de Educação Física previamente selecionados, bem como estagiários da Educação Integral para iniciar o trabalho com os jovens talentos  do DF.


    Ed. Integral/ IG/ MG / foto/FD

Comentários

Por Guilherme Tucher
em 21 de Janeiro de 2010 às 08:01.

Luiz, tem razão.

É mais programa que acaba privilegiando aqueles atletas biologicamente mais desenvolvidos. E geralmente são utilizados testes que não tem ligação nenhuma com o esporte praticado e visam apenas o desempenho físico. Como se o sucesso esportivo não fosse multifatorial.

Participei de uma seleção uma vez aqui no RJ com um atleta de natação. Os testes: corrida de 20m, corrida de 1500 m, lançamento de medicine ball, impulsão horizontal, abdominal entre outros. O indivíduo nem precisa ser atleta para se dar bem nestes testes! E uma pergunta que o próprio atleta, na época com 13 anos, me fez: "nós não vamos entrar na piscina? Sou atleta de natação!"

Minha opinião é a seguinte: todos são atletas olímpicos até que se prove o contrário.

Guilherme Tucher

Por Lino Castellani Filho
em 23 de Janeiro de 2010 às 14:52.

Prezados colegas desta comunidade virtual

Sou "novo" nesta comunidade e é a 1ª vez que nela me manifesto, não sem antes buscar auscutar seus processos.

Me parece que "incitar o debate" não faz parte de sua (dela, comunidade), cultura, à medida que não vejo repercussão das reflexões aqui expressas... Pra mim é uma pena, pois fazer deste espaço reduto meramente informativo é desqualificar seu potencial. Assim, já deixo antever meus propósitos ao nela participar.

Dito isso, expresso meu estranhamento ao fato da existência de comunidades que, a meu juízo, lidam com a mesma problemática, qual seja, a "educação escolar". Assim sendo, levo a vocês pergunta sobre a possibilidade das comunidades "educação física escolar" e "esporte escolar" se juntarem à da "Educação", pois não vejo como tratar da educação física escolar e do esporte escolar sem nos remetermos à reflexão da educação escolar...

Bem... Tema pertinente à educação física escolar e esporte escolar - portanto à educação escolar - a forma como o advento da copa 2014 e Olimpíada 2016 em nosso país vem suscitando intervenções no âmbito da escola brasileira, me motiva a propor o lançamento de uma  Campanha de "Resistência ao recrudescimento do movimento conservador na Educação Física Escolar brasileira", movimento conservador esse perfeitamente identificado com a proposta presente no Distrito Federal em parceria com o Ministério do Esporte, comentado neste espaço.

Penso caber aos setores progressistas da comunidade da educação física/esporte brasileira assumir uma postura política onde possa brindar a vinda ao Brasil dos eventos acima mencionados, blindando a escola da nefasta possibilidade deles se estabelecerem como parâmetros da ação educacional brsileira, nos moldes até agora explicitados, qual seja, aqueles que confundem a escola como espaço privilegiado de detecção e formação de atletas.

abraços

Lino Castellani Filho


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