Prezados

Vejam matéria na FSP de hoje:

Vencer a Volta da França sem se dopar é impossível, diz Lance Armstrong
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2013/06/1302867-vencer-o-tour-de-france-sem-se-dopar-e-impossivel-diz-lance-armstrong.shtml

Em duas ocasiões sistematizei reflexões sobre o tema.

Segue o endereço de uma delas: http://universidadedofutebol.com.br/2009/11/3,11018,DOPING+E+HIPOCRISIA.aspx A outra foi no início deste ano, por ocasião do "Dia do Jogo Limpo", publicado no blog do Juca em 15 de janeiro...     Conversei agora a pouco sobre o tema na página do Observatorio do Esporte e o Alexandre Machado Rosa (o do blog aqui no CEV) teceu as considerações abaixo:     "O ciclismo, em particular, tem sido a modalidade esportiva que o uso da bioquímica talvez tenha os registros mais antigos. No Tour de France que ocorre desde 1903, sempre existiu uso de estimulantes. Aliás, foi em decorrência da morte de um ciclista nos jogos de Roma em 1960 que o COI decidiu pela comissão antidoping. Cá entre nós, pedalar 4 mil kilómetros, numa media de 200km por dia, exige muito mais que fair play".

"2 - DOPING CAUSA MORTE EM ROMA-1960
Problemas com doping causaram a morte do ciclista dinamarquês Knud Enemark Jensen durante a Olimpíada de Roma-1960. O atleta se sentiu mal durante a prova e teve um traumatismo craniano ao cair da bicicleta. A autópsia revelou que ciclista competia sob a influência de uma anfetamina que fez cair sua pressão arterial".

Será que esta comunidade tem algo a dizer?

Abraços

Lino

 

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 29 de Junho de 2013 às 12:14.

Acho que o doping é um mal necessário para agradar a platéia, sedenta por sangue (quero dizer, resultados).

Prestígio, dinheiro, holofotes, ego, portas abertas, etc. É isso que quem se dopa busca, e é isso que a arena pede. Esporte é uma diversão que gera e faz circular muito dinheiro. É só ver os gastos da Copa e os contratos dos jogadores, que não me deixam mentir. Os valores são astronômicos, irreais. E o doping permite que atletas vençam, e a vitória é o exemplo maior de sucesso. E sucesso gera prestígio, dinheiro, holofotes, ajuda o ego e abre portas. Esse circulo vicioso não permite o fim do doping.

Dopar para vencer é uma burrice. Mas beber até cair, também é. Fumar é uma idiotice, uma doença. E ninguém fala nada.

Ideal seria que a indústria do doping pagassem os mesmos impostos da cachaça e do cigarro. Assim não haveriam mais discussões porque todo mundo ganha.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.