Texto retirado do portal Esporte Escolar - Qual a sua opinião? 

 

Jogos da Juventude x ENEM

Ambos os eventos tem confirmadas as mesmas datas neste ano, quem será que terá o maior número de participantes?

 

Dois maiores eventos que envolvem adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, ainda em fase escolar em 2014 serão realizados no mesmo período.

 

Os Jogos Escolares da Juventude, considerado pelo COB – Comitê Olímpico Brasileiro, o maior evento estudantil do Brasil, reúne cerca dois milhões de atletas e uma participação de aproximadamente 3.900 cidades, levando-se em consideração todas as fases seletivas, conforme o próprio Comitê organizador. O evento reúne adolescentes em fase escolar de instituições públicas e privadas de todo o país. Este ano, a etapa para atletas entre 15 e 17 anos de idade acontece na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, entre os dias 06 e 15 de novembro.

 

Eis que, outro evento totalmente ligado a este mesmo grupo de adolescentes, acontece no dias 08 e 09 de novembro – o ENEM. O Exame Nacional do Ensino Médio garante aos milhões de estudantes o acesso à Universidades públicas do país. Para 2014, conforme dados anunciados pelo ministro da Educação, Henrique Paim, o exame terá recorde de inscrições na história do país. Serão 8,7 milhões de candidatos o que significa um aumento de 21,6% em relação ao exame anterior.

 

Para o ministro tal crescimento deve-se a ampliação do número de vagas no exame e a esperança que os jovens possuem no ENEM como possibilidade de iniciar o ensino superior: “Esse crescimento demonstra exatamente que há um despertar em torno da questão educacional. Se nós considerarmos que nós triplicamos as vagas em universidades federais nos últimos 10 anos, a implantação da lei de cotas, a manutenção das bolsas do Prouni, o FIES e o Sisutec, cada vez há mais participantes do Enem a partir das oportunidades criadas”, disse o ministro.

 

A região com maior número de inscritos no exame é a Sudeste, com o equivalente a 35,27% do total de inscritos, seguida da região nordeste com 32,99% estudantes aptos.

 

O fato que tem causado estranheza por parte de professores de educação física e organizações ligadas ao desporto escolar no país, bem como de atletas que pleiteiam em suas cidades uma vaga tanto em Universidades como no Campeonato Escolar é não observância  de datas e calendários entre o Inep, responsável pela realização da ENEM e o COB que promove os Jogos Escolares da Juventude. Ambas as instituições foram consultadas sobre as datas de realização dos eventos, que envolvem a mesma faixa etária de estudantes do país, e pelas respostas encaminhadas pelas por suas assessorias de imprensa, cada calendário é criado isoladamente em períodos distintos.

 

O COB se manifestou dizendo: “Devido às necessidades para organizar o evento, que é muito complexo, as datas dos Jogos Escolares da Juventude são definidas com bastante antecedência junto às autoridades locais (Governos e secretarias de esporte) que sediam a competição. Infelizmente o COB não tem como prever a data do ENEM, nem aguardar essa definição para iniciar o trabalho de organização dos Jogos Escolares, o que tornaria inviável a execução do projeto. Lamentamos que em 2014 haja essa coincidência de datas”, informou o Comitê através de sua Assessoria.

 

O Inep foi mais objetivo simplesmente dizendo “as datas do Enem levam em consideração um calendário nacional. As provas serão realizadas na mesma data e horário em todo o país, conforme o edital prevê. Em caso de dúvida, a orientação aos estudantes é entrar em contato pelo 0800 61 61 61”, conforme resposta de sua Assessoria de Imprensa.

 

Comentários

Por Luiz Delphino
em 5 de Agosto de 2014 às 13:00.

Segue o link da reportagem:

 

http://www.esporteescolar.com.br/noticias.php?id=1857&pg=16&at=1934


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.