Pessoal, vamos interagir com Angola? Alguém já começou? Laercio

23-12-2009 16:23
Polidesportivo
Governante reitera importância do desporto escolar

Luanda – O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, reiterou recentemente, em Luanda, a existência do desporto escolar em todo o país, mas reconheceu que falta trabalho para o alcance dos níveis de desenvolvimento pretendido.

Em entrevista exclusiva à Angop, para balanço das actividades ao longo deste ano e o estado organizativo do CAN2010, afirmou que foi constituída uma comissão para o relançamento do desporto escolar que integra quadros do Ministério da Juventude e Desportos e da Educação.

Indicou que no âmbito da estratégia do Governo para desenvolvimento desportivo estão a ser construídos quatro institutos médios com quadras de jogos e ginásios para a prática do desporto.

"Ainda não atingimos a meta que pretendemos", afirmou, acrescentando que o objectivo principal é massificar a formação de professores de educação física.

O ministro recordou que as universidades públicas do país leccionam cursos de educação física, de modo que, a par das infra-estruturas, se tenham pessoas formadas e competentes para ensinar desporto nas escolas, nas comunidades, nos clubes e associações. 

"A formação de técnicos, atletas e dirigentes desportivos são uma prioridade muito grande no nosso sector", disse.

O Ministério da Educação, com ajuda de técnicos da Direcção Nacional do Ministério da Juventude e Desportos, organizará em 2010 a 5ª edição dos Jogos Nacionais Escolares, inicialmente marcados para Agosto deste ano no Huambo.

A primeira edição dos Jogos Nacionais Escolares disputou-se em 2000 na província de Cabinda, enquanto o Kwanza Sul albergou a competição em 2001. A terceira foi em 2007 na Huíla e a quarta em 2008 no Bié.

http://ligcev.com/angola1

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.