02/02/2012 às 12h45 - Aldo Rebelo reafirma com a ISF capacidade de Brasília em receber Gymnasíade 2013   

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, reuniram-se na manhã desta quinta-feira (02.02) com representantes da Federação Internacional de Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês) e da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para discutir estratégias de organização da Gymnasíade – Olimpíadas Mundiais Escolares –, que será realizada na capital federal, em novembro de 2013. 

“A cidade de Brasília tem plenas condições de receber a Gymnasíade, assim como receberá outros grandes eventos, como a Copa das Confederações no mesmo ano. A realização das Olimpíadas Mundiais Escolares tem o apoio do Ministério do Esporte e, com certeza, contaremos com a cooperação do governo do Distrito Federal”, afirmou o ministro Aldo Rebelo.

A ISF acompanhará a organização do evento por meio de comissões esportivas, que farão visitas técnicas de controle e checagem ao país-sede. “Organizar essa competição é uma grande responsabilidade e agora estamos convencidos de que o Brasil terá capacidade para recebê-lo”, afirmou Jan Coolen, representante da ISF. “As crianças italianas sonham em vir ao Brasil por causa do futebol. Com certeza a Gymnasíade de 2013 será um evento inesquecível para os estudantes que participarem”, completou Andrea Delpin, que também integra a comissão da ISF.

Para o secretário Afonso Barbosa, ser sede desse evento é uma oportunidade para reafirmar a imagem do Brasil no exterior. “Mais importante do que deixar um legado para o país é conseguir sustentar e manter esse legado. A Gymnasíade é uma competição importante e mais uma chance de consolidar a imagem internacional do país”. Também participaram da reunião o assessor Internacional do Ministério do Esporte, Carlos Henrique Cardim, e o secretário de turismo do Distrito Federal, Luis Otavio Neves.

Escolha da Sede
Brasília será a primeira cidade das Américas a sediar a Gymnasíade. A escolha da capital federal para receber a competição ocorreu durante a última reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Desporto Escolar, realizada em novembro na Ilha de Chipre. A Gymnasíade, realizada de quatro em quatro anos, reúne em média dois mil atletas de 14 a 17 anos, de 45 países. Brasília venceu, por dez votos a sete, a disputa com a cidade de Palma de Mallorca, na Espanha.


Paula Braga
Foto: Francisco Medeiros
Ascom – Ministério do Esporte 
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 3 de Fevereiro de 2012 às 09:51.

Nosso Adm Luiz Delphino, Pessoal,

  Esta é uma grande oportunidade pra nossa Comunidade Esporte Escolar mostrar que o conhecimento é importante, e ser o epicentro científico do evento. Existe um congresso científico paralelo à Gymnasíade, como nos Jogos Olímpicos? Como vai a nossa biblioteca da comunidade sobre o assunto? Lembro que passamos mais de um ano microfilmando tudo dos Jogos Escolares Brasileiros desde o começo - onde estiveram a Horteência, Wiliam (do volei) e muitos do atletismo. Não seria um bom momento prara garimpar & confirmar se esses documentos ainda existem?    Laercio.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.