Ja vi essa história em algum lugar!!
Gaia abre porta de oportunidade a atletas profissionais

A Câmara Municipal de Gaia vai ajudar os profissionais de futebol desempregados, colocando-os ao serviço da formação desportiva no concelho. Numa iniciativa pioneira, prevê-se que os futebolistas sejam colocados ao dispor da autarquia, dando o seu contributo na área do desporto escolar.

"Como animadores desportivos e formadores, estou certo que o seu contributo será muito importante. Será também uma forma dos profissionais perspectivarem novas carreiras de futuro", afirmou o Dr. Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara Municipal de Gaia.

O acordo estabelecido com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol vai permitir enriquecer as actividades extra-curriculares dos jovens em idade escolar, onde a educação física é uma das disciplinas leccionadas.

Noutro âmbito, Luís Filipe Menezes fez, também, a ponte entre todos: Sindicato, Câmara Municipal e União dos Clubes de Gaia. O autarca pretende que um núcleo de profissionais de futebol possa intervir junto dos clubes de Gaia, oferecendo-lhes um capital de experiência assinalável ao nível dos diversos escalões.

Luís Filipe Menezes disse, também, que o objectivo passa por "dar solidez à base da pirâmide", dado que "não tem existido, por parte da administração pública, preocupação em obter respostas para o futebol português e para o país, apesar do peso que o futebol tem na economia nacional".

A intervenção de Presidente da Câmara Municipal de Gaia ocorreu durante a apresentação do VII Estágio do Jogador Profissional, a realizar no Complexo Desportivo Marques Gomes, em Canidelo, de 15 de Junho a 31 de Agosto (data do encerramento do mercado de transferências). Os objectivos passam por dar visibilidade e eventuais condições de contratação, a jogadores que não tenham clube. O projecto, promovido pelo Sindicato, tem dado os seus frutos, de que é exemplo Hugo Morais, actual jogador do Leixões.

Refira-se também que o acolhimento do estágio só é possível devido a uma política desportiva que dotou o concelho de campos relvados em praticamente todas as freguesias. Se o desígnio da Federação Portuguesa de Futebol aponta para a criação de um campo relvado por concelho, em Gaia, a realidade é de 1,5 campos relvados por freguesia. No capítulo do futebol, destaque também para a comparticipação, por parte do Município, nas inscrições dos jovens atletas na Associação de Futebol do Porto. "Se para o Benfica, Sporting ou F.C. Porto tal medida poderia ser irrelevante, para clubes que militam no distrital é determinante", rematou Luís Filipe Menezes.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.