30/12/2009

Nações Unidas vão fornecer apoio logístico, em termos de segurança e equipamento, ao governo sudanês; evento tem início a 31 de Dezembro e deverá reunir mais de 7 mil estudantes do ensino secundário da região de Darfur.

Foto: Banco Mundial

Foto: Banco Mundial

Ana Ventura Miranda, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma competição escolar, com o tema "Construção da Paz e Reconciliação", deverá reunir mais de 7 mil estudantes do ensino secundário de Darfur.

O evento, organizado pelo Ministério da Educação do Sudão, tem o apoio da missão conjunta das Nações Unidas e da União Africana, Unamid, em Darfur, e do Fundo da ONU para a Infância, Unicef.

Apoios

Trata-se da 21ª. edição desta competição intelectual e física, que terá a duração de duas semanas. As actividades terão inicio a 31 de Dezembro na capital Norte de Darfur, El Fasher.

A ONU vai fornecer apoio logístico, em termos de segurança e equipamento ao governo sudanês, numa iniciativa que reúne estudantes de mais de 25 estados.

A Unamid emprestou maquinaria, engenheiros para a construção de 3 estradas e um acampamento com tendas, camas, colchões e cobertores para os participantes.

A missão disponibilizou também 55 veículos e motoristas para transportar os alunos, bem como um carro de combate ao fogo e 5 ambulâncias com pessoal medico que estará de plantão 24 horas durante os dias do evento.

Objectivos

A Unamid afirma que esta é uma oportunidade rara de possibilitar aos jovens de várias partes do Sudão um encontro para além dos seu grupos étnicos, de fazerem amigos, dialogar e quebrar estereótipos.

A missão da ONU foi estabelecida há dois anos atrás para ajudar a estabilizar os 3 estados de Darfur: Norte, Oeste e Sul. A região tem sido afectada por praticamente sete anos de guerra entre governo, aliados das suas milícias e rebeldes que procuram maior autonomia.

Estima-se que durante este período pelo menos 300 mil pessoas morreram e mais de 2,7 milhões tiveram que abandonar as suas casas.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.