Mensagem enviada para o MEC

Também quero colocar em debate neste fórum.

Senhores.

Dirijo-me até você para, e não sabendo se é o órgão correto para essa consulta, pedindo um esclarecimento que me aflige muito em relação a minha profissão e meus clientes (alunos da rede estadual de ensino).

Sou Prof. De Educação Física de 3 escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul mais precisamente na cidade de Cachoeira do Sul. Hoje na rede os alunos não são mais submetidos a uma avaliação médica no início do ano letivo para após liberados pelos médicos nós Professores de Educação Física começar a ministrarmos nossas aulas. Pois bem  desde então tenho me deparado com seguidos problemas de saúde das crianças que aparecem no decorrer das aulas no ano letivo, para exemplificar na semana passa em uma aula normal uma aluna sentiu-se mal com dores no peito e na cabeça chegando a desmaiar, tivemos que levá-la a urgência do hospital. E ai aumento minha preocupação com a seguinte questão. “Se em caso de óbito durante a atividade física na aula , qual a responsabilidade deste professor  tanto profissionalmente quanto civilmente em relação a esse aluno(a)?.”.

Esperando ter sido claro em meu pleito aguardo uma resposta com certa urgência.

 

Prof. Jorge Maia

Comentários

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 8 de Outubro de 2012 às 07:42.

Vá ao link e dê uma lida sobre  um aluno que foi ao óbito em uma aula de Ed. Física

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/10/04/garoto-de-15-anos-morre-apos-passar-mal-em-escola-de-sp.htm

Pergunta: De quem é a responsabilidade?

Por Edison Yamazaki
em 14 de Maio de 2012 às 20:19.

Acredito que a responsabilidade de um óbito será divido entre a escola, o professor e os pais. É apenas uma opinião particular sem respaldo jurídico. Digo isso porque os três envolvidos são os responsáveis pelas crianças. Primeiramente os pais que tem a obrigação de saber sobre o estado de saúde dos filhos, a escola porque tem a obrigação de solicitar ou realizar exames médicos antes das atividades física e o professor porque é o sujeito que está diretamente ligado na questão.

Por Ronan Junio Fonseca
em 19 de Outubro de 2012 às 12:24.

 

Acredito que o professor e a escola devem solicitar aos responsáveis pelos alunos de extrema importância avaliação física,seus objetivos principais são avaliação médica para pré-participação em atividade física, tem como principal objetivo a detecção de condições, principalmente cardiovasculares, caso não identificadas possam colocar a pessoa em risco durante a prática de atividade física, principalmente as competitivas. Também a importância  da avaliação estabelece limites como quais exercícios se pode praticar e a intensidade. Para que aula seja realizada normalmente.

Por Yuri Windson Santos Barroso
em 20 de Outubro de 2012 às 16:28.

É muito difícil opinar em uma situação dessa, mas creio que o professor não ser responsabilizado caso ocorro um incidente como este, já que se um de seus alunos sofre de alguma enfermidade, a família do mesmo deve relatar isso a escola, para que assim o professor tenha ciência da situação, porém , se o professor, mesmo sabendo deste detalhe , der uma aula  que possa ocasionar o óbito deste aluno, ai sim ele devera ser responsabilizado. O professor também devera ter muito jogo de cintura, se em caso estiver lecionando  aula para algum aluno que sofra disso, para que o mesmo não se sinta excluído. Mas a iniciativa de um atestado medico no inicio do ano letivo é muito favorável e pode evitar bastantes situações desagradáveis

Por Wellerson Cioglia Junior
em 20 de Outubro de 2012 às 16:48.

 

Caso o professor preste os primeiros socorros devidamente e encaminhe o indivíduo para um hospital, a culpa não seria do professor não tem mais nada que ele pudesse fazer. Mas para evitar esse tipo de situação a escola poderia cobrar dos pais, avaliações físicas e consultas médicas periódicas dos alunos, coisa que não iria impedir que acontecesse uma tragédia, mas com certeza diminuiria bastante o numero de incidentes.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.