Cevnautas, alguém daqui foi? Vamos postar informação pra quem não coonseguiu ir e pra ter documentação disponível? Llaercio
27/01/2012 - 15:38 Seminário Nacional de Desporto Escolar acontece em Aju Participações das federações esportivas escolares estaduais

 

(Foto: Ascom Semel)

A capital sergipana sediará de 27 a 29 de janeiro, no Hotel Real Classic, na Orla da Atalaia, o Seminário Nacional de Desporto Escolar. O evento, que contará com a presença de 150 convidados, é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Ministério do Esporte e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

O seminário vai contar com as participações das federações esportivas escolares estaduais, confederações das modalidades esportivas especializadas, universidades, instituições de Ensino Básico, autoridades esportivas e a sociedade em geral.

O secretário Fábio Mitidieri destacou a importância em realizar um evento desse porte. “A realização desse seminário em Aracaju é primordial porque divulga nossa cidade em âmbito nacional”, disse, ao acrescentar que, além disso, é uma forma de estimular o esporte nas escolas.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, afirmou que, com a realização desse seminário em âmbito nacional, Aracaju se tornará o marco referencial de estruturação do esporte educacional. “Será uma oportunidade de construir uma plataforma de implantação da cultura esportiva no Brasil, favorecendo ao fortalecimento da unidade nacional com a implantação de uma política, com bases solidificadas na demanda da sociedade”, disse.

Antônio Hora também enfatizou outros objetivos do seminário, entre eles, o de estudar e definir o calendário das atividades e competições esportivas nacionais, estabelecendo critérios para o financiamento das atividades esportivas no âmbito escolar e planificar a participação do Brasil em eventos esportivos internacionais.

“Na última década, o Brasil tem crescido consideravelmente em relação aos investimentos e, indubitavelmente, quanto aos resultados obtidos nas atividades esportivas escolares internacionalmente. Recentemente, no Sul-Americano Escolar, disputado na Colômbia, o Brasil foi o campeão no quadro geral de medalhas. Fomos campeões em quase todas as modalidades, inclusive na natação e no futsal masculino e feminino”, ressalta Hora.

Ele lembrou ainda o desempenho da atleta da natação Sarah Marques, bolsista da Prefeitura de Aracaju, por meio da Semel, que ganhou quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e outra de bronze. “Hoje, Aracaju tem o privilégio de contar com o Programa Bolsa- Atleta, nas categorias Ouro, Prata e Bronze. A Sarah tem apenas 13 anos e faz parte da bolsa ouro e tem conquistado títulos importantes em nível nacional e internacional”, destaca.

Campeonato

De 7 a 12 de fevereiro, Aracaju será palco do Campeonato Brasileiro de Desporto Escolar, nas modalidades futsal e voleibol. “Teremos representantes de diversas escolas daqui do Estado. Além disso, essa competição servirá como seletiva para o Campeonato Mundial, que será realizado nos meses de abril e junho na Turquia e França, respectivamente”, salienta o vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar.

Gymnasiade

O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, Carlos Sérgio Moreira, afirmou que, no ano de 2013, a Federação Internacional do Desporto Escolar (IFS), realizará a 15º edição da Gymnasiade (Olimpíadas Mundiais Escolares). Esse evento acontece de quatro em quatro anos e sua primeira edição aconteceu em 1974, na Alemanha. “As modalidades disputadas serão: a natação, atletismo, ginástica rítmica e ginástica artística”, enfatiza.

Programação
Dia 27 de Janeiro de 2012
19:00 - Abertura Oficial
• Formação da mesa com autoridades presentes (ME, CBDE, ISF, Prefeitura, Governo do Estado, Legislativo Federal, Estadual e Municipal)
• Conferência de abertura : Almirante AFONSO BARBOSA (Secretário Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte);
• Coquetel

Dia 28 de Janeiro de 2012

9:00 - Tema - O Desporto Escolar no Âmbito Internacional
Palestrante: Sr. Freddie Sanchez (Vice presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar -ISF)
10:15 - Coffee Break
10:45 - Tema- Desporto Escolar Francês e suas abrangências
Palestrante: Sr. Claude Deriau Reine (Diretor da União Nacional do Desporto Escolar Francês-UNSS)
12:00 - Almoço
14:00 - Tema - A cultura do esporte no Brasil: desafios e perspectivas frente aos mega-eventos de 2014 e 2016.
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Carlos Bramante
(Graduação em Educação Física e Técnico Esportivo em Voleibol e Basquetebol pela Escola Superior de Educação Física de São Carlos (1971); Mestre em Educação pela West Chester State University (1975). Área de concentração: Ciência do Movimento e Desenvolvimento da Saúde; Doutor em Filosofia pela Pennsylvania State University (1988). Área de concentração: Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos. Ex-Diretor da Faculdade de Educação Física da ACM de Sorocaba e Professor aposentado da Faculdade de Educação Física/Departamento de Estudos do Lazer da Unicamp. Atualmente é consultor da QUALITY, Programas de Bem-Estar e Qualidade de Vida. Áreas de estudo e pesquisa: Estudos do Lazer, Construção Curricular, Formação Profissional, Adminsitração de Parques Públicos, Formulação de Políticas Públicas).
15:15 - Coffee Break
15:45 - Tema - Desporto Escolar : Estruturação e Possibilidades
Palestrante: Prof. Dr. Fernando Mezzadri
(Graduado em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente Vice Diretor do Setor de Ciências Biológicas e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador nas áreas de Políticas Públicas para o Esporte, Lazer e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: esporte, políticas públicas, educação física, lazer, sociologia e história. Coordenador da REDE CEDES, núcleo UFPR.)
17:00 - Debate
20:00 - Jantar
21:00 - Leitura da Síntese do Seminário pela comissão de sistematização

Fonte: Ascom Semel

FONTE: http://www.infonet.com.br/esporte/ler.asp?id=123738

Comentários

Por Luiz Delphino
em 31 de Janeiro de 2012 às 12:16.

Prezados colegas do Desporto Escolar, tive o prazer de participar do Seminário  em Aracaju. O material do seminário ainda não foi disponiblizado pela CBDE, mas em breve, acredito, isso será feito.

A organização desportiva atual, através das apresentações realizadas, converge para um entendimento necessário do desenvolvimento desportivo escolar. Por diversos motivos, mas pricipalmente pelo poder de transformação social que o esporte escolar é capaz.

A presença do ALMIRANTE AFONSO BARBOSA (Secretário Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte), durante todo o evento, foi um fato de destaque, pois o mesmo acompanhou todo o processo do seminário e no fechamento do seminário o mesmo descreveu o seu sentimento de que através do desporto escolar o país atingirá seus objetivos, esportivos  e sociais.

Outro tema que foi destaque no seminário é o anseio da regulamentação da alteração da Lei Pelé, que destinará parte da verba da lei Piva a CBDE, que deverá investir diretamente nos seus eventos. Partilhando com COB essa verba.

Assim que obtiver os materiais, posto para todos.

Um grande abraço

Luiz Delphino


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.