O evento, que foi realizado na reitoria da Unesp, em São Paulo, nesta segunda e terça (3 e 4.11), serviu para discutir a prática esportiva como ferramenta de promoção da saúde, da excelência no esporte e dos valores olímpicos e paraolímpicos. O Ministério do Esporte está realmente interessado nisso? O seminário em questão me parece mais um jogo de cena promovido pelo Ministério do Esporte para encobrir a incompetência da gestão. Até parece uma “indústria” de semináros, conferências, congressos, pesquisas etc. Até o momento, desconhece-se qualquer recomendação, deliberação ou conclusão,  mesmo após tantos encontros, que tenham representado mudanças efetivas no esporte nacional. A terceira e mais recente Conferência Nacional de Esporte, em 2010, foi realizada sem que nenhuma ação proposta na II Conferência tenha tido efeito prático; o mesmo ocorreu em relação à I Conferência. Recentemente, em 28 e 29/8, a Universidade Federal do Paraná realizou em parceria com o Ministério do Esporte o Seminário Internacional de Políticas Públicas para o Esporte de Alto Rendimento, com o objetivo de proporcionar uma discussão qualificada sobre o desenvolvimento do esporte de rendimento no Brasil. 

É estranho que não se dê publicidade as discussões e conclusões propostas do evento do Paraná e muito menos que se divulgue abertamente tais eventos para que os verdadeiros interessados possam participar.

Tenho dito e repetido que para resolver os problemas da política de esporte nacional (ou cria-la?) basta que a autoridade máxima entenda quais são as propostas existentes e efetivas, assine embaixo e carimbe CUMPRA-SE. Em outras palavras, falta vontade e determinação política.

 

http://www.esporte.gov.br/index.php/fique-por-dentro/67-lista-fique-por-dentro/49214-esporte-escolar-e-tema-de-seminario-internacional-em-sao-paulo-e-gera-recomendacoes-ao-ministerio 
 

Comentários

Por Aldemir José Ferreira Teles
em 13 de Novembro de 2014 às 11:13.

Caro Roberto,

Pode contar comigo sim. Esporte educacional no Brasil é uma prioridade que precisa ser defendida e cobrada das autoridades. Parte do fracasso do esporte brasileiro se deve a falta de investimento no esporte escolar e políticas pedagógicas que priorizem a cultura esportiva na escola. Retomei estudos sobre o tema. Segue agora texto que publiquei o ano passado sobre oste tema: 

Novos olhares sobre o esporte escolar.

Em tempo de megaeventos no Brasil, uma questão tem sido posta nos vários encontros entre especialistas e gestores esportivos nacionais: Quais serão os legados que tais eventos, como Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 deixarão ao país? Os legados físicos (tangíveis), semelhantes às obras de mobilidade urbana e instalações esportivas são menos complexas para quantificar. O que tem se mostrado difícil de descrever são os legados intangíveis, como os sociais e culturais.

Nesse aspecto, temos defendido nos encontros e seminários a necessidade de desenvolver ações para garantir ao país um legado cultural. Fomentar a cultura do esporte significa universalizar a prática esportiva, começando pela escola, a fim de assegurar a formação integral dos jovens. Se a escola é o lugar onde se universaliza o conhecimento e a cultura de várias disciplinas como, por exemplo, a matemática, a linguagem e a história, por que não ser o local onde se universalizam outras culturas, como a esportiva? Destacamos que o esporte é considerado o maior fenômeno cultural da humanidade, desde o século passado.

Novos olhares sobre o esporte e, em especial, o escolar são possíveis graças à evolução das neurociências. Hoje, temos comprovado o papel que o esporte pode exercer no desenvolvimento cognitivo e nas funções intelectuais de quem o pratica. Funções tais como percepção, atenção, memória, antecipação e tomada de decisão podem ser melhor desenvolvidas com a prática sistemática do esporte. Evidente que o impacto será mais pronunciado quando ações pedagógicas nesse sentido forem desenvolvidas em idade escolar e em conjunto com outras atividades. As neurociências também têm demonstrado a importância da educação e da cultura, assim como o esporte, para o desenvolvimento da capacidade de modular as emoções, conduzindo a uma aprendizagem emocional. Dito de outra maneira, essa aprendizagem nos permite “escolher” a forma como respondemos emocionalmente as situações cotidianas. Essa aquisição é possibilitada pelas situações vivenciadas nas competições, quando é preciso controlar as emoções, mesmo diante das adversidades encontradas.  

Em outro campo, e não menos atual, está a questão dos valores. O olimpismo nos ensina que “é necessário combater a passividade instalada em torno da educação para os valores”. O trato pedagógico do esporte escolar deve ser assumido como um ato de resistência na busca de uma reflexão e construção em torno dos valores sociais. No esporte é possível vivenciar situações em que o comportamento assumido pelo jogador vai depender de como ele valoriza a ética e o fair play.

Do ponto de vista corporal, o esporte escolar tem destacado papel nos dias atuais, quando a epidemia de obesidade infantil, além de outras doenças, como diabetes, são motivos de preocupação por parte de profissionais de saúde e gestores públicos. Parte da solução está no incentivo à prática esportiva e da atividade física, como forma de combater o sedentarismo. 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 14 de Novembro de 2014 às 06:40.

Grato Aldemir,

Assim que puder darei notícias de minhas "elocubrações e tratativas". O trabalho está focado na Formação Continuada de professores, especialmente em Metodologia & Pedagogia, assunto negligenciado no país.

Abraço.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 8 de Novembro de 2014 às 20:51.

Aldemir,

Concordo plenamento com você. Os seminários no Brasil, imagino que em qualquer área, são realmente pura fantasia, quando não para encontros e passeios turísticos. Observei isto, inclusive, na área médica. Em Florianópolis proliferam os passeios.  

O ministério tem a verba que deve ser gasta no período e, consequentemente, os agentes não podem perder a oportunidade. É verdadeira indústria do "faz de contas".

Estive vendo o seu currículo e gostaria de saber se está disposto a compartilhar alguns comentários sobre o esporte escolar no Brasil comigo. 

Durante quatro anos e meio venho desenvolvendo um trabalho silencioso sobre Metodologia e Pedagogia voltado para o ensino esportivo, especialmente nas escolas. Poderá constatar em Contributo para Ensino Esportivo em Escolas no blogue www.procrie.com.br/ , Além dele, compus um rascunho de minhas atividades no período em www.procrie.com.br/procrienoprezi/, um sístio exclusivamente educacional.

Neste momento, acabo de compor um Programa voltado paa o Professor e o ensino esportivo escolar. Ainda não o publiquei pois estou levando a divrsasinstituições para a conquista de patrocinadores. É algo sensacional para o meu gosto, mas sou suspeito.

Assim que puder divulgá-lo, gostaria que fosse o primeiro a ser ouvido. Posso contar com você?

Poderá saber algo mais sobre mim com o amigo professor Josenildo, a quem envio grande abraço.

Até breve! 


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