Pessoal,

Vamos falar com a turma responsável da Oi Futuro e discutir aqui? Laercio

.............
Esportes de aventura levam adrenalina à rede estadual e torneio reunirá mais de 3 mil estudantes

Publicada em 12/09/2009 às 18h22m - O Globo

RIO - Esportes contemporâneos ou de aventura vão proporcionar ação e adrenalina, pelos próximos dois meses, a 3.240 alunos, de 14 a 18 anos, de 108 colégios da rede estadual situados na Região Metropolitana. A turma numerosa, que já começou a treinar, vai participar do AR! (Ações de Rua), um projeto esportivo inédito no país, que reunirá competições, valendo medalhas, em modalidades que nunca estiveram presentes nas aulas de educação física: skate, escalada, basquete 33 (de rua), vôlei de praia e corrida rústica. Haverá também provas virtuais e um quiz sobre esportes, como mostra a reportagem de Laura Antunes.

O AR! é uma parceria público-privada, idealizada pela Oi Futuro, com a participação do governo do estado e da prefeitura. A abertura será no dia 25 de outubro, com uma corrida rústica na Praia de Copacabana e a participação de todos $atletas inscritos. Até lá vão acontecer eliminatórias dentro das instalações das universidades Bennett e Castelo Branco e da Uerj.

Durante este mês, 200 professores de educação física da rede estadual farão cursos de capacitação, promovidos pela Oi Futuro, para que possam treinar suas equipes. A ideia é incentivar, após as competições, a inclusão de esportes de aventura nos currículos das aulas de educação física.
Leia o texto na íntegra nesta edição do GLOBO Digital (somente para assinantes)

Comentários

Por Dimitri Wuo Pereira
em 14 de Setembro de 2009 às 17:01.

Valdo

Nós ainda não sabemos o que é esporte de aventura.

Há algum tempo eu sugiro a idéia de que o conceito de aventura, radical e ação são interligados, mas no meio acadêmico isso não é aceito

Como nós vemos a ligação do esporte e do turismo na aventura?

Acho que a pesquisa mostra a própria desorientação das pessoas sobre o tema

ab dimi

Por Valdo Vieira
em 14 de Setembro de 2009 às 16:20.

Nessa mesma página do O Globo há uma enquete perguntando:

 Você é a favor da inclusão dos esportes de aventura nas aulas de educação física?

Até agora (14 de setembro, 16h20’) foram 345 votos, sendo que 62,03% responderam que NÃO são a favor.

O que vocês acham desse significativo percentual negativo? Que os votantes não sabem ao certo o que são esportes de aventura? Associam a riscos e acidentes?

Ou será que em uma semana que houve um enfrentamento da Polícia Militar com os professores isso pode estar influenciando nas respostas? Ou devemos desconsiderar a pesquisa por ela não ser científica?

Abraços,

Valdo Vieira


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.