É com grande alegria que informo o lançamento do livro que tive o privilégio de organizar. A presente coleção de ensaios torna-se fundamental na medida em que a Educação Física brasileira encontra-se em sua repetida crise de identidade. Velhos temas são frequentemente discutidos, mas nenhuma proposta é convincente o bastante para fazer parte de um novo projeto educacional, objetivamente concreto e eficiente para a nossa Educação Física. Muitas críticas são direcionadas ao Esporte na Escola, mas nenhuma solução melhor é colocada em prática. Com este espírito, esta coleção apresenta-se como um possível contraponto. E nesse sentido, o que as tradições, conservadas e conduzidas até nós, podem nos oferecer para entender o Esporte na Escola? Estas respostas podem ser encontradas nestes ensaios:

AS VIRTUDES DO ESPORTE NA ESCOLA

Prefácio
Rui Anderson Costa Monteiro

Capítulo 1. As virtudes da técnica na educação física
Alessandro Barreta Garcia

Capítulo 2. Iniciação em judô: considerações acerca do desenvolvimento motor
Fábio Rodrigo Ferreira Gomes, Fernando Garbeloto dos Santos

Capítulo 3. Rugby nas aulas de educação física
Antonio Carlos Gonçalves Junior
Evandro Antonio Corrêa

Capítulo 4. O atletismo nas aulas de educação física das escolas do município de Serrolândia-BA
Allanthêvson de Sá Sampaio, Osni Oliveira Noberto da Silva

SOBRE OS AUTORES

ALESSANDRO BARRETA GARCIA (Org)
Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho. Autor dos livros: Educação Grega e Jogos Olímpicos: Período Clássico, Helenístico e Romano, Aristóteles nos Manuais de História da Educação e Educação Física e Regime Militar: Uma Guerra Contra o Marxismo Cultural. Professor de Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho.

FÁBIO RODRIGO FERREIRA GOMES
Faixa preta 2º grau de Judô graduado pela Federação Paulista de Judô; Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Grande ABC; Mestrado em Educação Física (biodinâmica do movimento) pela escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP); Doutorando em Educação Física (biodinâmica do movimento) pela escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; Professor de Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho.

FERNANDO GARBELOTO DOS SANTOS
Faixa preta de Judô graduado pela Federação Paulista de Judô e ex-atleta da Sociedade Esportiva Palmeiras e do Clube Atlético Paulistano; Mestrado em Educação Física (biodinâmica do movimento) pela escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP); Pós Graduação: Especialização em Treinamento Desportivo – Universidade Gama Filho, conclusão Jul/2010.

ANTONIO CARLOS GONÇALVES JUNIOR
Licenciado e Bacharel em Educação Física Anhanguera, Bauru/SP.

EVANDRO ANTONIO CORRÊA
Mestre e Doutorando em Ciências da Motricidade Humana Unesp Rio Claro/SP. Professor na Faculdade Educação Física Barra Bonita/SP (FAEFI) e na UNIARARAS (Fundação Hermínio Ometto).

ALLANTHÊVSON DE SÁ SAMPAIO
Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus IV. É membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Física, Esporte e Lazer (GEFEL).

OSNI OLIVEIRA NOBERTO DA SILVA
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV da Universidade do Estado da Bahia. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA) e membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Física, Esporte e Lazer (GEFEL).

 

Link do livro:

http://www.pacolivros.com.br/As_Virtudes_do_Esporte_na_Escola/prod-4352287/

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 10 de Agosto de 2016 às 15:58.

Opa, Alessandro,

PARABÉNS! Está indexado no CEV. Vamos indexar os capítulos (0recso dos resumos ou primeiro parágrafo de cada capítulo. Para laercio@cev.org.br

http://cev.org.br/biblioteca/as-virtudes-do-esporte-na-escola/

Laércio


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.