Colegas,
Escrevo para divulgar a Coleção Olímpica, uma das 9 que integra o acervo do Centro de Memória do Esporte (ESEF-UFRGS). A coleção se originou em 2002 com a doação de um acervo de 7905 itens pelo médico porto-alegrense Henrique Licht. Seu acervo pessoal conta com materiais relacionados aos esportes olímpicos e não olímpicos. Passados 10 anos, o Dr. Licht continua sendo um grande colaborador do Centro de Memória do Esporte e o montante de itens doados ultrapassa 15.000.
A Coleção Olímpica comporta itens em diferentes formatos tais como documentos, materiais iconográficos, audiovisuais, sonoros e objetos tridimensionais. Destacam-se registros referentes a participação brasileira nos Jogos Olímpicos da Antuérpia (passaporte dos atletas, primeira medalha conquistada no tiro, fotos autografadas, etc) assim como outros relativos à edições dos jogos de Verão e de Invesrno.
Parte desse material já se encontra disponível para consulta no Repositório Digital do CEME. Desde 2012 aderimos ao movimento de acesso livre à informação e nessa direção estamos digitalizando e fotografando todo o acervo com o obejtivo de inserí-lo no Repositório e assim permitir sua acessibilidade sem qualquer custo. Para acessar os materiais da ColeçãoOlímpica que já estão publicados no Repositório, navegue no endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/40501/filter-search?ANY=&author=&title=&keyword=&origin=Ol%C3%ADmpico&date=&mimetype=%5BA+TO+Z%5D&language=&submit=Enviar
Gostaria ainda de registrar que o Dr. Licht é um estudioso e que com 92 anos escreve e sistematiza dados sobre o esporte no Rio Grande do Sul, fundamentalmente o Remo. Em 2002 publicamos seu livro "O ciclismo do Rio Grande do Sul (1896-1905) que está disponível on line em http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000440318&loc=2012&l=02a50c9ee5eb54d5 . Em 2013, juntamente com a FUNDERGS/RS publicaremos o livro "O remo através dos Tempos", outra das suas produções.
No Repositório também é possivel encontrar 25 estudos cronológicos que o Dr. Licht fez sobre clubes de remo, competições e eventos esportivos em Porto Alegre. Ainda estamos digitalizando mais 20 desses estudos, os quais serão disponibilizados em breve.
Conheça, ainda, as outras iniciativas que desenvolvemos com relação à preservação da memória por meio da página do CEME http://www.ufrgs.br/ceme/
Bom inicio de semana, Silvana Goellner (Coordenadora)
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 6 de Maio de 2013 às 09:31.
Professora Silvana,
Ofereço minha obra - História do Voleibol no Brasil - também para compor este maravilhoso acervo da Coleção Olímpica. Em suas páginas há detalhes que narram aspectos que antecederam a participação da equipe brasileira aos Jogos Olímpicos de Tóquio, en 1964, o batismo do voleibol no cenário olímpico. Entre as curiosidades, a dispensa abrupta pouco antes do embarque de dois atletas (eram 12), o que resultou em uma delegação com apenas 10 jogadores. Mais ainda, pela participação do Marco Antônio Volpi, o melhor atleta brasileiro, e uma delegação com problemas médicos. A TV Globo reuniu os "sobreviventes" em Saquarema para homenageá-los pelos 40 anos da ocasião (2004). Por coincidência eu estava lá em visita ao Centro de Treinamento e constatei que não compareceram Josias, falecido, e Marco Antônio. Seria interessante entrar em contato com a emissora e solicitar uma cópia com depoimentos dos entrevistados, alguns deles recentemente falecidos: Victor Barcellos e Carlos A. Feitosa. Lembrando que o atual presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, era um dos integrantes da equipe.
Se precisar de ajuda, fale-me, estarei à disposição..
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.