Pessoal, o cevnauta Dr Lamartine Pereira da Costa é o convidado especial da Galeria. Laercio

Informativo nº 1
Manaus, sexta-feira 03 de dezembro de 2010.
Nova página antecede lançamento do Site GALERIA OLÍMPICA-RGM

Com a nova página INFORMATIVOS em seu Site, a Confederação Brasileira de Atletismo inaugura mais uma ferramenta de relacionamento com a Comunidade Desportiva Nacional. Este instrumento antecede o lançamento do Site GALERIA OLÍMPICA-RGM, no 1º trimestre de 2011.

A GALERIA é um espaço, em Manaus, que comporta a maior coleção particular do mundo de documentos e objetos olímpicos. A constituição da Galeria começou há mais de 40 anos, quando Roberto Gesta de Melo passou a adquirir itens olímpicos e a se dedicar ao estudo do fenômeno desportivo de forma sistemática. O acervo acumula milhares de peças, atualmente.

Essa atividade levou Gesta a manter contato com historiadores, arqueólogos, estatísticos, dirigentes, treinadores e atletas de todo o mundo. Tal conhecimento permitiu à Galeria entrar em nova fase, a da produção de obras voltadas para a divulgação do esporte, já tendo ocorrido dois grandes encontros, em Manaus, com alguns dos mais importantes historiadores e especialistas em memorabília olímpica do mundo, entre eles Karl Lennartz e Anthony Bijerk, Presidente e Secretário-Geral da ISOH, respectivamente.

Resultado da junção dos esforços da CBAt, da Galeria Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Olímpico Brasileiro, da International Society of Olympic Historians e de outras Instituições, no momento, cerca de 50 estudiosos, de 15 países, trabalham na edição de uma série de catálogos sobre a história dos Jogos, à luz de seus objetos mais representativos, que serão editados entre 2011 e 2016. Este será um dos legados culturais da CBAt em relação aos Jogos RIO 2016.

No plano nacional, a Galeria Olímpica está reunindo experts de diversas áreas do desporto para ações conjuntas. Em reunião realizada na sede da Galeria, no último dia 1º de dezembro, o Mestre Lamartine Pereira da Costa confirmou sua adesão ao Programa de Publicações, na coordenação da obra que irá tratar dos “Jogos Olímpicos Latino-Americanos”, realizados no Rio de Janeiro, em 1922.

Anteriormente, Márcia De Franceschi Neto e Christian Wacker já haviam concordado em publicar, em conjunto com a CBAt/Galeria Olímpica, a versão em português de seu trabalho "Brazil goes Olympic", fundamental para a compreensão da história dos primórdios do movimento olímpico no País.

Paralelamente, estamos mantendo contatos com os responsáveis pelas demais Confederações nacionais para procurar resgatar a história dos nossos esportes e realçar os feitos dos grandes atletas que já defenderam e defendem nosso País.

Benê Turco,
Assessor de Imprensa da CBAt

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.