Comentários
Por
Laercio Elias Pereira
em 15 de Dezembro de 2015 às 19:36.
Gabriel, Cevnautas,
Estive ontem no lançamento oficial do ICSEMIS (congresso cientifico pré-olímpico). Foi no auditório da Preitura de Santos. A reunião foi divulgada como um coletiva de imprensa. Estavam presentes a Reitora da UNIFESP, pró-reitores, Prefeito, Secretários e nossos companheiros da Educação Física.
O evento está atradíssimo e é hora de todos colaborarmos para que o maior evento de Ciências do Esporte do mundo, que acontece no Brasil em 2016, seja realizado a contento.
Laércio
PS: Estamos juntando os programas e trabalhos dos Congressos-Pré-olimpicoss / ICSEMIS no banco de eventos e na biblioteca do CEV. Quem topa ajudar?
Já temmos todos os trabalhos de Atenas: http://cev.org.br/biblioteca/especiais/atenas
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 16 de Dezembro de 2015 às 08:58.
Laércio,
Creio que seria demasiado atrevimento de minha parte apreentar o meu projeto em evento tão importante. Mas deixo uma pontinha de deejo e um raciocínio que talvez possa sensibiliar as pessoas que decidem. Peço seus conselhos e de quantos já tenham participado, como o Gabriel, e de outros que vivem nesse planeta..
Tudo começa com o primeiro passo!
Tomo como exemplo a maratona, uma das provas olímpicas. Por ser individual, diz-se que ganha quem chega em primeiro lugar. Assim, tudo o que puder ser dito sobre técnicas de treinamento etc., são providências que os indivíduos (profissionais) se propõem a executar para que o atleta alcance êxito nas provas.
Mas o que motiva um indivíduo por-se a correr percursos tão longos (+2h) e sacrifíicante, se bem próximo dali outros talvez não levem 10 segundos para ter o seu momento de glória? Certamente todos saberão responder com conhecimento de causa e "n" razões.
Entretanto, gostaria de levantar uma questão que talvez passe desapercebida a mutos congressistas: Quando deve ter início o treinamento de uma pessoa, em que área de atuação, e principalmente, 'como' treiná-la"? E vou além: "Como interessar alguém para a prática esportiva?
Para mim, tudo tem início a partir da segunda infância, quando crianças começam a frequentar a escola e tem contato com professores. Estes, mais do outros profissionais, têm a maior influência da vida dos seus alunos. Lembro o que disse Henry B. Adams: "Um professor afeta a eternidade, ele nunca sabe em que ponto cessa sua influência".
Em outro exemplio, como despertar crianças para o voleibol? Em Leipzg/1972, no Congresso Técnico da FIVB, os técnicos presentes concluíram que o futuro do voleibol estaria no interesse que se poderia despertar em crianças para a sua prática. E o que acham que foi realizado a respeito no mundo?
Assim, concluo que eventos da natureza pouco ou quase nada dizem, não contribuem para mudanças de atitudes, são estéreis em ideias - posso estar errado -, mas imagino que se presta a "enriquecer currículos acadêmicos. Sempre foi assim e não creio que tenha mudado. Basta ver os comentários (quando o fazem) e a ausência de alguma manifestação escrita, tipo relatório, ou melhor, uma apreciação sobre temas tratados.
Vejam o que poderíamos tratar...
Um projeto adjetivado como REVOLUCIONÁRIO! Para alunos do ensnio fundamental e professoes de Educação Física e Esporte.
---------------------------------------------------
Manual de Engenharia Pedagógica
Proposta Curricular: da Quadra para a Sala
S u m á r i o
PARTE I... Antecedentes e Diagnóstico
Estudo e Pesquisa
Por que é Revolucionário?
PARTE II... Desenvolvimento e Maturidade
Como Melhorar a Educação no Brasil?
O Futuro da Educação
Proposta Curricular séc. XXI
PARTE III... Formação Profissional Continuada
Educação Física e Esporte
Prática de Ensino
PARTE IV... Prototipagem: Centro de Estudos, Prática Didática
Design thinking, Potencializando Inovações
Trabalhos em GRUPO, Avaliações Mútuas
Blog Procrie: EaD, Vídeo-aulas, e-books
É ensinável?
------------------------
Resiliência: conceito definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse - sem entrar em surto.
Acurácia: é o quanto você consegue chegar próximo da sua meta. Aperfeiçoar, apurar, diagnosticar.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.