Prezados amigos do CEV,

É com alegria que divulgo duas matérias sobre a minha dissertação de mestrado - "Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970-2010)" - que saíram na Agência USP de Notícias e na Agência FAPESP. Se puderem conferir, divulgar e comentar, ficarei muito grato.

http://www.usp.br/agen/?p=53172

http://www.agencia.fapesp.br/materia/13740/racismo-no-futebol.htm



Abraços,
Marcel

Comentários

Por Karl Pinheyro
em 15 de Novembro de 2012 às 19:19.

Olá Marcel,

 

estou lendo seu trabalho "Além dos Gramados", inicialmente parabéns, e espero que se torne livro logo. Estou iniciando pesquisas relacionadas ao racismo no esporte, e por enquanto não tenho muitas referências, penso em seguir um caminho parecido com o seu, pois não tem como fugir de explicitar conceitos de raça, etnia etc. Vejo que precisarei realizar pesquisas (entrevistas) mais aprofundadas, pois são poucos os dados específicos. Se puder me dar algumas dicas agradeço.

 

Grato

Por Marcel Diego Tonini
em 17 de Novembro de 2012 às 15:17.

Olá, Karl,

 

Fiquei muito contente ao ler sua mensagem e saber que está gostando do trabalho que escrevi. Estou trabalhando na adaptação da dissertação em livro. Tomara que saia em breve.

Quanto às indicações bibliográficas, pode consultar em meu trabalho. Como são muitas, indico apenas:

MEIHY, José Carlos S. B. Manual de história oral. SP: Loyola, 2005. (tem outros livros desse autor muito parecidos: "História oral: como fazer, como pensar" e "Guia prático de história oral")

SCHWARCZ, Lilia M. Racismo no Brasil. SP: Publifolha, 2001.

SANTOS, Joel Rufino dos. História política do futebol brasileiro. SP: Brasiliense, 1981. (outro livro desse autor muito bom também: "O que é racismo")

LOPES, José Sergio Leite. Classe, etnicidade e cor na formação do futebol brasileiro. In: BATALHA, Cláudio Henrique de Moraes; SILVA, Fernando Teixeira da; FORTES, Alexandre (Org.). Culturas de classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. da Unicamp, 2004.

Espero que tenha ajudado. De todo modo, fico à disposição.

 

Abraços,

Marcel


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.