Na sociedade contemporânia qual é a importancia da filosofia para a educação e educadores?
Comentários
Por
Franky de Oliveira Angelo
em 19 de Abril de 2016 às 00:13.
Dando continuidade ao debate, irei falar sobre a filosofia na escola e o seu valor.
Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 36º, inciso IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008).
A principal função da filosofia é a de trazer o conhecimento e argumentação para a vida do indivíduo, tornando-o assim uma pessoa crítica, não alienada ao senso comum que conhece os conceitos de “verdade”, ética, moral e valores, dando a ela o saber e o discernimento perante as imposições que surgirem a ela, tornando-a um ser independente de ideologias propostas e empurradas por uma certa parte da sociedade. Mesmo com o dever do Estado e da família na educação do indivíduo e suas grandes influencias sobre ele, a filosofia vem para ajudar a formação de uma opinião própria, assim tornando o adolescente apto a exercer o seu direito de cidadania.
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Abril de 2016 às 07:20.
Ramon,
Caso ainda esteja interessado em sua proposta (topo), recomendo ler sobre a Psicocinética de Jean Le Boulch. Poderá encontrar seus livros em "sebos". Inclusive pela internet.
Há muito que aprender com bons autores sobre como se forjam bons educadores. Lembrando que é necessário que o indivíduo tenha amor por aquilo que faz. Não basta ler e obter títulos...
Boas leituras.
Por
Lucas Maciel Bernardo Medina
em 30 de Junho de 2016 às 18:14.
Segundo Kowalski (2016), o ensino da filosofia tem por objetivo possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade que nos cerca.
A filosofia atende a necessidade de refletir sobre a arte e de fundamentar teoricamente o fazer artístico, o que não pode faltar ao Educador Físico quando se elabora eticamente nas bases da Educação pelo corpo e no corpo. A filosofia na educação contribui na construção do ser moral e crítico.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.