Na sociedade contemporânia  qual é a importancia  da filosofia para a educação e educadores?

Comentários

Por Franky de Oliveira Angelo
em 19 de Abril de 2016 às 00:13.

Dando continuidade ao debate, irei falar sobre a filosofia na escola e o seu valor.

Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996

 

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 

Art. 36º, inciso IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008).

 

 A principal função da filosofia é a de trazer o conhecimento e argumentação para a vida do indivíduo, tornando-o assim uma pessoa crítica, não alienada ao senso comum que conhece os conceitos de “verdade”, ética, moral e valores, dando a ela o saber e o discernimento perante as imposições que surgirem a ela, tornando-a um ser independente de ideologias propostas e empurradas por uma certa parte da sociedade. Mesmo com o dever do Estado e da família   na educação do indivíduo e suas grandes influencias sobre ele, a filosofia vem para ajudar a formação de uma opinião própria, assim tornando o adolescente apto a exercer o seu direito de cidadania.

Por Roberto Affonso Pimentel
em 19 de Abril de 2016 às 07:20.

Ramon,

 Caso ainda esteja interessado em sua proposta (topo), recomendo ler sobre a Psicocinética de Jean Le Boulch. Poderá encontrar seus livros em "sebos". Inclusive pela internet.

Há muito que aprender com bons autores sobre como se forjam bons educadores. Lembrando que é necessário que o indivíduo tenha amor por aquilo que faz. Não basta ler e obter títulos...

Boas leituras.  

Por Lucas Maciel Bernardo Medina
em 30 de Junho de 2016 às 18:14.

Segundo Kowalski (2016), o ensino da filosofia tem por objetivo possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade que nos cerca.

A filosofia atende a necessidade de refletir sobre a arte e de fundamentar teoricamente o fazer artístico, o que não pode faltar ao Educador Físico quando se elabora eticamente nas bases da Educação pelo corpo e no corpo. A filosofia na educação contribui na construção do ser moral e crítico.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.