Um estudo avaliou a relação de atividade física no lazer com mortalidade por câncer e demonstrou que os homens que dedicam o tempo livre de lazer para pescar, fazer caminhadas, correr, tem menor risco de morrer de câncer. Foi investigado um grupo 2560 homens de meia idade da Finlândia Oriental sem história de câncer em um período de 16.7 anos, relacionando um total de 181 mortes. Foram analisados o nível de atividade física, idade, consumo de álcool, fumo, IMC, ingestão de fibras e gorduras.
Segundo o estudo uma atividade física de baixa intensidade, 1.2 METs, é relacionada a uma diminuição da mortalidade de câncer principalmente de pulmão e cânceres gastrointestinais. Homens com atividade física de intensidade maior a 5.2 METs tiveram um mais baixo risco morte quando comparado com homens cuja intensidade da atividade física era de 3.7 METs. Os homens que se exercitaram com maiores intensidades durante pelo menos 30 minutos por dia tiveram "uma redução de 50 por cento no risco de morrer prematuramente de câncer", diz Sudhir Kurl, diretor médico da School of Public Health and Clinical Nutrition at the University of Kuopio in Finland e um dos autores do estudo.
___________________________________________________
Intensity of leisure-time physical activity and Cancer mortality in men
Jari A Laukkanen 1, Rainer Rauramaa 2, Timo H Makikallio 3, Adetunji T Toriola 4 and Sudhir Kurl 5*
1 1Research Institute of Public Health, School of Public Health and Clinical Nutrition, University of, Finland
2 Kuopio Research Institute of Exercise Medicine, Kuopio, Finland, Department of Clinical Physiolog, Finland
3 5Division of Cardiology, Department of Internal Medicine, University of Oulu, Oulu, Department of M, Finland
4 School of Public Health and Clinical Nutrition, University of Kuopio, Finland,, Finland
5 Research Institute of Public Health, School of Public Health and Clinical Nutrition, Finland
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.