Pelo sexto ano consecutivo, foi divulgada a Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness para 2012 da ACSM (American College of Sports Medicine).

 

Pesquisa abraçou as tendências anteriores e também reforçou a exclusão do que parecia ser uma forte tendência para 2 a 3 anos.

ASCM é a maior organização de medicina esportiva e ciência do exercício no mundo. Mais de 45.000 membros internacionais, nacionais e regionais e profissionais certificados são dedicados ao avanço e integração da investigação científica para fornecer aplicações educacionais e práticas da ciência do exercício e medicina esportiva.

Indiscutivelmente, há uma preocupação crescente com a economia, ainda em recuperação, e como as pessoas escolhem gastar seus rendimentos. Os resultados desta pesquisa anual ajudarão a indústria de saúde e fitness a tomar algumas decisões de investimento muito importante em relação ao planejamento para o futuro.

Como nos últimos cinco anos de divulgação da pesquisa, os entrevistados tinham que primeiro fazer a importante distinção entre um "modismo" e uma "tendência". Durante os últimos seis anos, os editores da Saúde ACSM & Fitness Journal® desenvolveram e divulgaram levantamentos eletrônicos para milhares de profissionais para determinar as tendências na indústria da saúde e fitness que possam ajudar a orientar os esforços de programação para 2012 e, talvez, para a próxima década. A primeira pesquisa, realizado em 2006 (para previsões em 2007), foi o esforço inicial para desenvolver uma maneira sistemática de prever o futuro da indústria de saúde e fitness, e pesquisas têm sido feitas a cada ano desde.

Estas pesquisas anuais de saúde e fitness tendências no comercial (com fins lucrativos), clínicos (incluindo aptidão física), comunidade (sem fins lucrativos), e setores empresariais da indústria confirmou algumas tendências reveladas em pesquisas anteriores.

Esta pesquisa não fez nenhuma tentativa de avaliar equipamentos, aparelhos de ginástica, ferramentas ou outros dispositivos para exercícios.

A pesquisa foi projetada para confirmar, ou mesmo introduzir as novas tendências (modas não) que têm sido sustentadas por ter um impacto comprovado na indústria de acordo com os entrevistados internacionais. Houve 37 possíveis tendências na pesquisa 2012 (mais seis do que em 2011). O top 25 de tendências de anos anteriores foram incluídos na pesquisa, como foram algumas das novas tendências identificadas pelos editores da Saúde do ACSM & Fitness Journal®.

Apenas os 20 primeiros para 2012 são descritos neste texto. As seis principais tendências identificadas em 2008, 2009 e 2010 aparecem como as seis principais tendências para 2011 e agora, em 2012, apenas em uma ordem diferente.

Tendências para 2012:

1. Profissionais de fitness qualificados e experientes. Dado o grande número de organizações que oferecem certificações de saúde e fitness, é importante que os consumidores escolham os profissionais certificados através de programas que são credenciados por Órgãos representativos e isentos.

2. Treinamento de força. Força continua a ser uma ênfase central para muitos clubes de saúde. Incorporação de treinamento de força é uma parte essencial de um programa de atividade física completa para todos os níveis de atividade física e gêneros. A maioria dos profissionais de saúde e fitness hoje incorporam algum tipo de treinamento de força em uma rotina de exercício para os clientes aparentemente saudáveis e em pacientes com doença controlada. É comum para reabilitação cardíaca, reabilitação pulmonar, ou programas de gestão de doença metabólica incluir algum tipo de treinamento com pesos na prescrição de exercícios.

3. Programas de fitness para adultos mais velhos. À medida que as pessoas nascidas no Baby Boom se aposentam, elas tendem a ter mais dinheiro discricionário, mas tem uma tendência a gastá-lo com mais sabedoria e ter mais tempo para se envolver em um programa de exercícios. Profissionais de saúde e aptidão devem aproveitar essa população crescente de aposentados oferecendo programas idade apropriada exercício. Mesmo os idosos frágeis podem melhorar a sua capacidade de realizar atividades da vida diária quando fornecidos a qualidade adequada e quantidade de exercício. Profissionais de saúde e fitness seriam sábios em desenvolver e sustentar programas de fitness para pessoas de idade de aposentadoria.
Portanto, a saúde e muitos profissionais de fitness estão tomando o tempo para criar programas de fitness apropriados para manter os idosos saudáveis e ativos.

4. Exercício e perda de peso. Além de nutrição, o exercício é um componente chave de um programa de perda de peso adequado. Profissionais de Saúde e fitness que oferecem programas de perda de peso estão cada vez mais incorporando o exercício regular e restrição calórica para um melhor controle de peso em seus clientes.

5. Crianças e obesidade. Com a obesidade infantil cresce a um ritmo alarmante, os profissionais de saúde e fitness vêem a epidemia como uma oportunidade de criar programas adaptados às crianças com sobrepeso e obesos. Programas corporativos e clínicas também podem ver isso como uma oportunidade para desenvolver programas especializados de atividade física para crianças de seus funcionários e clientes.
Resolver o problema da obesidade infantil terá um impacto sobre a indústria de cuidados de saúde hoje e para os próximos anos.

6. Formação pessoal. Mais e mais estudantes estão se formando em cinesiologia, o que indica que os alunos estão se preparando para carreiras nas áreas de saúde aliados à formação pessoal. Educação, formação e credenciamento próprio para Personal Trainers têm se tornado cada vez mais importante para as instalações de saúde e fitness que os empregam.

7. Núcleo de formação. Esta tendência acentua força e condicionamento dos músculos estabilizadores do abdômen, tórax e costas. O núcleo de formação especificamente enfatiza condicionamento dos músculos do meio-corpo, incluindo a pélvis, costas, quadris e abdômen - todos os quais oferecem apoio necessário para a coluna.
Núcleo de formação continua a usar bolas de estabilidade, BOSU, quadros de oscilação e rolos de espuma, entre outros acessórios. Exercitar os músculos do núcleo pode permitir que o cliente ou paciente para melhorar a estabilidade geral do tronco e transferência de que para as extremidades, permitindo que o indivíduo para atender às demandas das atividades da vida diária e para o desempenho de diversos esportes que exigem força, velocidade, e agilidade.

8. Grupo de treinamento pessoal. Em tempos de desafios econômicos, muitos treinadores pessoais estão oferecendo opções de treinamento em grupo. Treinamento de duas ou três pessoas ao mesmo tempo faz sentido econômico para ambas as treinador e para os clientes.

9. Zumba e outros exercícios de dança. Um treino que exige energia e entusiasmo, Zumba combina ritmos latinos com intervalo de exercício e treinamento de resistência.

10. Aptidão funcional. Esta é uma tendência em direção ao uso de treinamento de força para melhorar o equilíbrio e facilidade de vida diária. Aptidão funcional e programas de fitness especial para os adultos mais velhos estão intimamente relacionados.

11. Yoga. Yoga assumiu uma variedade de formas dentro dos últimos dois anos (como o Power Yoga, Yogalates, dentre outras formas). Dvd´s de instrução e livros são abundantes, assim como o crescente número de certificações para os muitos formatos.

12. Programação de Promoção Integral à Saúde no local de trabalho. Worksite, programas de promoção de saúde saltou de nº.20 em 2010, para o 12 º em 2011. Esta é uma tendência para uma série de programas e serviços prestados para melhorar a saúde dos trabalhadores e incorpora sistemas para avaliar seu impacto sobre a saúde, os custos de cuidados de saúde e produtividade do trabalhador. Alguns destes programas estão alojados dentro do edifício da empresa ou corporação, ou em seu campus. Dentro do contexto da reforma pendente de cuidados de saúde nos Estados Unidos, os programas de promoção da saúde podem assumir uma importância adicional no futuro.

13. Boot Camp. Boot Camp é uma atividade de alta intensidade, estruturada padronizada no estilo militar.Boot Camp inclui força, cardiovascular, resistência, flexibilidade e exercícios e, geralmente, envolve exercícios indoor e outdoor normalmente liderados por um instrutor. Devido a sua escalada no ranking em apenas 2 anos, com uma ligeira diminuição na análise de tendências deste ano, será interessante ver se os programas do Boot Camp continuarão como uma tendência na indústria de fitness.

14. Atividades ao ar livre. Esta é uma tendência para os profissionais de saúde e fitness. Talvez a melhor razão por que motivo parece haver uma tendência de alta para atividades ao ar livre veio de um entrevistado que escreveu "As melhores coisas sobre as atividades ao ar livre são que você não se cansa você dá a sua mente descanso e coloca a maior parte de sua energia para o aspecto físico do seu corpo e, o melhor de tudo, você nem sequer percebe que está se exercitando".

15. Atingir novos mercados. Esta é uma tendência que identifica novos mercados em todos os aspectos da indústria de saúde / fitness. Com cerca de 80% dos americanos não têm um programa regular de exercícios ou um lugar para o exercício, programas clínicos, empresarial e comunidade devem explorar este enorme mercado. Tal como acontece com algumas das outras tendências já discutidas, os profissionais de saúde, fitness e seus empregadores podem estar à procura de novas formas de entregar os seus serviços para a maioria das pessoas que ainda não estão engajadas em seus programas.

16. Spinning (Ciclismo Indoor). Este programa de fitness de grupo tem sido descrito como pedalar ao ar livre sem temperatura, umidade ou outras mudanças ambientais. Música de fundo otimista motiva as pessoas através deste treino de alta intensidade. Aulas de spinning tem sido relatadas para serem um dos programas mais populares do grupo de exercício no setor comercial.

17. Formação para esportes específicos. Esta tendência incorpora treinamento específico para esportes como baseball e tênis, projetadas especialmente para os jovens atletas. Esta é uma tendência interessante para a indústria da saúde / fitness ao longo dos próximos anos e tende a atrair um novo mercado para os clubes, academias e comunitários, bem como oferecer um tipo diferente de serviço que pode levar a aumento de receita.

18. Programas de Incentivo do Trabalhador. Aparecendo pela primeira vez no top 20 na pesquisa 2011 são programas de incentivo do trabalhador. Esta é uma tendência para a criação de programas de incentivo para estimular mudanças positivas de comportamento saudável. Esta tendência pode representar um ressurgimento de programas de saúde corporativa como um resultado potencial de redução de custos de cuidado com saúde.

19. O coaching de bem-estar. Esta é uma tendência que incorpora a ciência da mudança de comportamento para promoção da saúde e prevenção de doenças. Treinador de bem-estar, muitas vezes usa uma abordagem semelhante a um personal trainer, fornecendo apoio, orientação e encorajamento. Se concentra nos valores do cliente, necessidades, visão e objetivos. Parece que treinar bem-estar e suas técnicas de princípios de mudança de comportamento estão sendo adotadas não só por personal trainers, mas também por prestadores de cuidados de saúde.

20. Referências médicas. Esta é uma tendência emergente, que traz parcerias da comunidade médica com os profissionais de fitness, oferecendo os devidos encaminhamentos para os pacientes.

Fonte: www.acsm.org

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 9 de Julho de 2012 às 02:04.

A tendência é perfeita e já está acontecendo.

Por Mateus Pereira Lima
em 1 de Outubro de 2012 às 14:44.

Realmente , otimas tendencias. Ja ouvi falar da maioria delas e ja vi acontecendo nas academias exceto a número 9 ''zumba e outros exercicios da dança''.Vou me informar melhor sobre esta.

São areas muito boas a serem exploradas pelo profissional da educação fisica e ao meu ver a atividade fisica vem sendo mais valorizada pelas pessoas e pela mídia hoje em dia .

Por Bruno Rocha Thomaz Teixeira
em 3 de Outubro de 2012 às 13:17.

 

Essas são realmente as tendências, não só para 2012, mas também para no mínimo mais dois anos. Com algumas em auge em algum ano, como as atividades ao ar livre e programas de fitness para adultos mais velhos que são as que se destacam atualmente.

Por Jefferson Armon Santos de Resende Silva
em 4 de Outubro de 2012 às 11:07.

Achei interessante saber dessas tendências, já conhecia algumas e não sabia exatamente do que se tratavam algumas outras. Essa pesquisa serve de grande ajuda na escolha de que caminho podemos seguir na profissão e como podemos continuar atualizados com as exigências do mercado.

Por Yuri Windson Santos Barroso
em 5 de Outubro de 2012 às 15:34.

 

Renovar é sempre uma opção viável, e estas tendências mostra que o Fitness  pode sim , sair das mesmices , bastando apenas que os profissionais se atualizem e aperfeiçoem  para que assim possam implantar algumas dessas tendências e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes. E o bom nisso tudo que a maioria dessas tendências já estão sendo utilizadas dentro de academias ou com outros profissionais da área.

Por Sabrina Santos
em 15 de Outubro de 2012 às 22:20.

Confesso que muito me interessei por várias destas tendências, estas servem não somente de incentivo para os consumidores, mas também serve como "pontapé inicial" para os profissionais que ainda não se decidiram em qual destas áreas focar-se. Inovar nesta área de Fitness sempre se faz necessário, para manter os consumidores interessados e motivados a continuar trabalhando sua saúde e desempenho físico. Em algumas academias e atuantes da área, já põe em prática algumas destas tendências, cabe agora aos que ainda não se 'atualizaram' fazer por onde inserir algumas destas para estar em dia, com aquilo que o mercado exige.

Por Verônica Gomes Macedo
em 13 de Agosto de 2013 às 17:02.

 Acho muito interessante a avaliação e a inclinação apontada dentro das tendências, acredito que é uma maneira de saber do publico existente e os melhores programas de trabalho. Saber das tendências é entender do mercado e se atualizar para atender ao mesmo!


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.