Cevnautas do Fitness,

Precisamos prestar atenção nessa iniciativa de Suzano. Bom para os idosos e para os profissionais.

Semana do Idoso: Em Suzano, Cartão VidAtiva incentiva a prática de exercícios na Melhor Idade

Moradores de Suzano, na Grande São Paulo, com mais de 60 anos, agora têm acesso à prática de exercícios de forma gratuita. A Prefeitura de Suzano lançou o Carão VidAtiva, que garante o acesso idosos à academias da cidade para a prática gratuita de atividades físicas. A iniciativa tem como objetivo incentivar a população a adotar uma rotina mais saudável, especialmente na melhor idade.

“Mais do que celebrar a Semana do Idoso, é importante ressaltar os benefícios de uma vida saudável, com uma rotina de exercícios. A prática de atividade física é fundamental em todas as fases da vida e na terceira idade é ainda mais importante para o bom funcionamento do organismo e da atividade cerebral, bem como para a elevação da autoestima”, afirmou o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB).

Mensalmente, a prefeitura subsidia o valor mensal de R$ 57, por aluno, para a prática de atividades físicas ou de lazer em academias credenciadas. Atualmente são atendidos 90 munícipes, prioritariamente pessoas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, ou que tenha indicação médica para a prática de exercícios como medida preventiva ou curativa. O programa dá direito a três aulas por semana, com a duração de uma hora.

Há dois meses inscrita no projeto, a dona de casa Júlia Luiza do Nascimento, de 66 anos, afirma que a prática de exercícios foi fundamental para a melhora das dores físicas. “Estou me sentindo maravilhosa. Melhor que isso estraga”, comenta. “Antes de começar os exercícios estava atrofiando, sentia muitas dores pelo corpo e muita tristeza. Hoje sou uma pessoa mais disposta e feliz da vida com essa oportunidade. Não tinha ideia de como praticar exercícios poderia mudar tanto minha vida”, completa dona Júlia.
De acordo com o prefeito, o projeto será ampliado. “Estamos estudando as possibilidades. A intenção é de atender o maior número de alunos possível”, diz Tokuzumi.

Entre as academias cadastradas no projeto estão: Kadu Fitness (Jardim Imperador), Academia Di Siena (Miguel Badra), Academia Movimento (Vila Figueira), Colégio Suzano (Parque Santa Rosa), Tênis Clube (Bairro Meu Cantinho) e Acqua Sports (Vila Figueira). As inscrições são feitas diretamente nas academias, ou seja, os interessados podem procurar o equipamento mais próximo de suas residências.

“Só Alegria” – A administração municipal oferece ainda atividades físicas e de lazer gratuitas por meio de projeto “Só Alegria”, desenvolvido pelo Clube de Esportes da Melhor Idade, entidade conveniada à prefeitura. Atualmente, mais de 140 idosos participam de aulas de ginástica, vôlei adaptado, jogos de mesa (damas, dominó, carteado, entre outros). Além disso, toda semana - sempre nas sextas-feiras - são promovidas confraternizações, com a realização de bingos e outras atividades de lazer.
As inscrições para o projeto são permanentes. Para participar, os interessados devem levar cópia do RG ou Certidão de Nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de endereço e atestado médico (para aqueles que desejam participar das atividades físicas) no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, que fica na rua Barão de Jaceguai, 375, no Centro de Suzano. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 9h às 11 h e das 13h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4746-1886.

Informações para a imprensa:
Ex Libris Comunicação Integrada
Juliana Soares – (11) 4745-2130 / 9 9939-7682/ 9 9223-3363

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 23 de Setembro de 2014 às 07:39.

Desculpem, esqueci de postar a FONTE: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,704067,Semana_do_Idoso_Em_Suzano_Cartao_VidAtiva_incentiva_a_pratica_de_exercicios_na_Melhor_Idade,704067,13.htm


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.