Cevnautas do Fitness,

O artigo do Prof. Cristiano Parente nA Gazeta Esportiva dá um bom começo de conversa.

Laércio

BEM-ESTAR - 7 dicas para escolher o seu personal trainer

POR CRISTIANO PARENTE 16:12 20/12/16  

No processo da busca pelo corpo ideal, intensificado no verão, muitas pessoas recorrem ao personal trainer, profissional que instrui e acompanha de perto as suas atividades físicas. Esta busca nem sempre é fácil. Normalmente, o profissional é escolhido através de uma indicação, que pode vir de amigos, conhecidos ou até mesmo a partir da academia.  

Esse processo de seleção, porém, deve vir acompanhado da análise de vários critérios. Para facilitar essa seleção, confira sete dicas essenciais:  

Procure um profissional habilitado – Ele deve ser registrado no Conselho Regional de Educação Física. Sem esse registro, não se pode atuar.  

O profissional deve preservar a sua saúde - A primeira coisa a se levar em conta quando se fala em atividade física é a saúde. Estética não deve se sobrepor a ela. Um profissional, por exemplo, que indica o uso de substâncias ilegais não está preocupado com a saúde, além de fugir da ética da profissão. Dê preferência ao personal que respeita os seus limites e traça objetivos que estejam envolvidos de maneira saudável no dia a dia.   

Qualificação e estudo constante – Se informe sobre a formação do profissional, faculdade, os cursos que já fez e como ele se atualiza. Certifique-se de que o personal que está para contratar utiliza técnicas atuais, mais modernas e eficientes. O aluno deve procurar um personal que entenda de pessoas como elas são hoje, e que a cada se renove, faça cursos e especializações constantemente.  

O bom profissional transmite conhecimento – É importante observar que o personal que ensina, transmite o conhecimento relacionado com o exercício, com o corpo, faz a pessoa entender o esforço que ela está fazendo, de modo que se sinta confortável e entenda melhor as execuções dos movimentos. Busque um profissional que se dedique e se preocupe com a transmissão de conhecimento, que não apenas mande fazer os exercícios.  

Histórico profissional – Procure saber mais o histórico do profissional que você pretende contratar, assim como fazemos quando procuramos um médico. Isso pode lhe trazer mais segurança na escolha.  

– Um profissional para cada público – Todo profissional tem o seu público específico. Aquele que trabalha com qualquer público não conhece em profundidade todos os públicos. Como exemplo, o médico que cuida da pele não é o médico que cuida do coração. Da mesma forma, o profissional que dedica a cuidar do idoso não será também especialista em cuidar de crianças. Para atender bem a um público, ele demandará seu tempo focando nos estudos e atualizações também segmentadas. Então, procure um profissional que seja especializado naquilo que você tenha interesse.  

Planejamento e evolução – Item muito importante. Para ter um bom profissional ao seu lado, ao conversar com ele você pode perguntar: existe um planejamento? Existe um tempo de planejamento? Como se dará a evolução ao longo do treino? Em quanto tempo ocorrerá cada transformação ao longo do treino? As respostas que o corpo dará dependerão do envolvimento do aluno, claro, mas o aluno deve saber o que o profissional planejou e quais mudanças devem acontecer ao longo de um determinado período. O profissional deve fazer uma periodização do treino, explicando cada etapa ao aluno, deixando-o confortável e seguro.  

FONTE: https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/destaque-carrossel/7-dicas-para-escolher-o-seu-personal-trainer/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.