Cevnautas da qualidade de vida,

  Do alto da experiência do trabalho no Medida Certa, e do dia-adia da mídia, o Prof Marcio Atalla dá boas dicas para o aprofundamento dos nossos estudos. Já tem estudo na direção que ele está apontando para o Sport Life? Lembrando sempre que "Ciência é o senso comum refinado e disciplinado", na definição do Gunnar Myrdal que o Rubem Alves destacou em Filosofia da Ciência. Laercio

15/08/2013 11:21:00

Sport gente: Márcio Atalla

O profissional conversou com a SPORT LIFE sobre qualidade de vida. Veja!

Saúde e bem-estar sempre estiveram na mira do educador físico Márcio Atalla e não à toa. Boa parte das pessoas ignora a importância de cuidar do corpo. Treinador do quadro Medida Certa, do Fantástico  – ele já botou Ronaldo Fenômeno e Zeca Camargo na linha –, colunista da revista Época e da rádio CBN, Atalla falou com a SPORT LIFE.

SPORT LIFE – O que é mais difícil: as pessoas engatarem uma atividade física regular ou se alimentarem direito?  
Márcio Atalla – Qualquer mudança de hábito é difícil. Saber qual é mais difícil não existe, é muito pessoal. O corpo sempre fica querendo voltar ao padrão que está acostumado, por isso, toda mudança de estilo de vida requer perseverança e dedicação.

SL – Pesquisas recentes apontaram que a prática de esportes nas escolas brasileiras é a menor da América Latina. Inicia-se aí um círculo vicioso que acaba por levar o jovem e, depois, o adulto a se afastarem da prática de atividade física? Dá para reverter esse quadro?  
Sim, certamente. Hábitos são criados na infância e levados para toda a vida. O importante é que a casa, a família, tenha hábitos saudáveis sempre, para que as crianças possam crescer nesse ambiente e perceber o quanto isso é importante. Não adianta os pais quererem que os filhos façam o que nem mesmo eles fazem.

SL – A corrida hoje vive um boom no mundo e especialmente no Brasil. Mas o que se vê com frequência (e os técnicos e professores reclamam muito disso) são pessoas descumprindo planilhas de treinamento porque acham que podem treinar mais, não dando bola ao que o professor orienta e, no fim das contas, se lesionando. O brasileiro ainda acha que sabe tudo no que diz respeito à atividade física?
Isso seria uma opinião muito pessoal. Mas, com certeza, o autodidatismo do brasileiro é notável em diversas áreas, inclusive para receitar remédios a si próprio e a amigos em casos
de doença.  

SL – A grande preocupação do brasileiro ainda é estética ou já passamos a pensar mais na saúde e na qualidade de vida?
A estética ainda é muito forte, mas já melhorou um pouco a preocupação com a saúde. Arrisco dizer que o Medida Certa tem grande parcela nessa nova percepção. Falamos sempre em saúde.

SL – Para ter saúde precisamos estar sempre em movimento? Que dica você daria para aqueles que reclamam que não têm tempo para se mexer?
Sim, o movimento é o ponto principal para se ter saúde. Para essas pessoas, digo: o tempo pertence a nós, a cada um. Somos nós que fazemos, organizamos. É uma questão de prioridade, de vontade. Já treinei pessoas que tinham a vida difícil e pouco tempo, mas que tinham grande vontade  e conseguiram conciliar todos os afazeres e o exercício físico em suas rotinas.

Lygia Haydée

FONTE com fotos e links: http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=2620

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.