Navegando no site Emprego Certo achei um estudo que fala do nível de comprometimento dos funcionários e o papel do líder no comprometimento dos mesmos, alguns indicativos com relação a estabilidade no Emprego e a fidelidade com relação mais às pessoas do que a Empresa sentimos na pele no dia a dia a influência de lideranças camufladas de amigas e que "minam" os projetos globais da empresa, além de outros fatores que complicam a gestão de pessoas e processos.

Boa leitura para todos

Abraço

 

Teresinha Daninger isobe

Cursos - Treinamentos - Palestras

www.infocc.com.br

 

Estudo revela que nível de comprometimento dos funcionários está em crise

A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou uma pesquisa mundial que apontou que o nível de comprometimento dos funcionários está em crise. Segundo o estudo, apenas 34% dos colaboradores em organizações com mais de 50 funcionários se identificam como totalmente comprometidos, enquanto 50% se identificaram como completamente sem comprometimento.

Para Elaine Saad, country manager da Right Management para América Latina, a noção de comprometimento é mais complexa do que noções tradicionais de satisfação com o trabalho. "Trata-se de um comprometimento ativo, para fazer o trabalho da melhor maneira e ajudar a organização a alcançar seus objetivos e estratégias", afirma a executiva.

O estudo da Right revela que 9% dos entrevistados indicam que possuem comprometimento com suas organizações, mas não com seus trabalhos e 7% o contrário, que estão comprometidos com o trabalho, mas não com a organização. O primeiro grupo, chamado de "benchwarmers", sente-se confortável à distância, mas relutante em assumir uma função resoluta para obter o sucesso coletivo. O segundo grupo, chamado de "free agents", sente-se confortável em contribuir de forma significativa, mas não possui fidelidade com a sua organização e pode desligar-se a qualquer momento.

"As conclusões vêm ao encontro do que foi apurado em outro estudo da Right na América do Norte, no qual foi apurado que 60% dos funcionários planejam obter novas oportunidades de trabalho conforme a melhora da economia", avalia Elaine Saad. "A rotatividade, ou ausência dela, é um bom instrumento para avaliar o comprometimento". Segundo ela, funcionários comprometidos têm orgulho das organizações em que trabalham, se apropriam dos projetos, falam de forma positiva sobre eles mesmos, empregadores, produtos e serviços que ajudam a fornecer, veem o trabalho pela organização como uma carreira e não somente um trabalho e, acima de tudo, têm um desempenho melhor.


Liderança possui papel determinante no comprometimento
O estudo global de comprometimento da Right revelou, ainda, que a liderança pode ter um impacto positivo no comprometimento do funcionário. O estudo, que avaliou, aproximadamente, 30 mil funcionários em 15 países, apontou uma grande correlação entre avaliações positivas de lideranças e fortes demonstrações de comprometimento. Segundo a pesquisa, as práticas de liderança que mais estimulam o comprometimento e o que os funcionários desejam hoje, em ordem prioritária são:

1) Que os líderes reconheçam seu trabalho e valorizem suas ações;
2) Trabalhar em organizações bem-sucedidas;
3) Tabalhar para líderes com capacidade para implementar estratégias e obter sucesso;
4) Que a estratégia da organização seja comunicada de forma eficaz, permitindo que eles possam exercer uma função significativa ao executar a estratégia e ajudar no sucesso da organização.

"A conclusão mais importante do estudo é que a liderança que assegurar essas condições será recompensada com níveis altos de comprometimento e desempenho", finaliza Elaine Saad.

Comentários

Por Rubens Guimaraes Pinheiro Silva
em 9 de Abril de 2010 às 17:15.

Aquele abraço minha amiga.....Felicidades!

Por Marcio Hiroshi Ueta
em 26 de Agosto de 2010 às 17:19.

Encontrei o CEV navegando recentemente. Me cadastrei e me interessei principalmente por esta comunidade. Dificilmente encontramos conteúdos voltados à gestão dentro da área de Ed Física, e Terezinha o faz com compentência. Parabenizo-a pela iniciativa, incentivo e torço para que continue.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.