Retomando Claunisio Carvalho em “TERRA, GRAMA E PARALELEPIPEDOS - os primeiros tempos do futebol em São Luis -1906-1930)” (São Luis: Café & Lápis, 2009) de que “o futebol implantado em São Luís é tributário exclusivamente do futebol inglês e nada deve ao futebol do Sul-Sudeste do Brasil, como parece ser quando se lê sobre a difusão do esporte pelo Brasil a partir do eixo Rio-São Paulo” (p. 30).

Já em 2000 Lamartine Pereira DaCOSTA , em palestra durante o Congresso de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, realizado em Gramado-RS, em mesa-redonda: "Emergência e difusão do esporte: as influências britânica e norte-americana", considerava ser necessário uma revisão objetiva e mudança no foco dominante no sentido de enfatizar a emancipação de grupos e comunidades por meio de práticas esportivas, pois: "nesse processo de construção da identidade cultural, as influências anglo-saxônicas teriam atuado mais como ponto de partida ao qual se seguiram apropriações e autodesenvolvimento por parte das inciativas locais". (p. 97).

DaCosta considera, ainda, que o estudo da influência inglesa ou norte-americana no esporte da América Latina passa pelo risco de simplesmente repetir a interpretação da submissão, imitação ou da dependência cultural ao não se distinguir a atividade esportiva de outros fatos culturais (p. 98), e que essa tão decantada influência inglesa fixou-se no clube de elite encontrado em quase toda a América Latina.

O mais importante historiador do esporte do Brasil, Inezil Penna MARINHO (1980), já o fizera antes, ao afirmar que "o movimento desportivo na América Latina é quase todo de inspiração inglesa ou norte-americana" (p. 153)

Levantamentos históricos recentes dão conta de que o futebol, no Brasil, não foi introduzido por Charles Miller - brasileiro, filho de ingleses - em fins do século XIX, como comumente se afirma, e sim, que o esporte bretão foi "implantado por práticas e clubes elitizados ao estilo pressuposto de sua pátria original" (DaCOSTA, 2000, p. 100). Refere-se aos estudos de Victor Mello, que diz ter sido o futebol introduzido por ordens religiosas - jesuítas, por exemplo - que teriam se antecipado a Miller em duas décadas.

 

No Maranhão, o “foot-ball association” foi inaugurado em 1907, conforme chamada do Jornal O Maranhão, de 28 de outubro de 1907:

 

"INAUGURAÇÃO DO FOOT BALL

Realizou-se hontem  a grande partida inaugural do Fabril Athletic Club, a qual revestiu-se de maior importancia. No concurso  do encilhamento foi vencedor o Sr. Serejo, na corrida em Tandem venceram os srs. Joachim Belchior e Manoel Lopes, no Place Kick [chute à bola] foram: em primeiro logar mister Dolber e em segundo mister J. Moon; no concurso de peso mister Moon. Na partida de Foot Ball, foi vencedor o partido encarnado. Como não estivessem devidamente preparados na Tug of War [cabo de guerra] os do partido preto, foi vencedor o encarnado. Houve um segundo desafio, que ficou indeciso. A residência do Club está muito bem preparada e a assistência do acto compareceram muitas famílias e cavalheiros da boa sociedade. Serviram de juizes da senha o sr. Edmundo Fernandes pelo Theam Black and Whate e Henoch Lima pelo Red & Whate. É, incontestavelmente, o Foot Ball a melhor diversão que existe no Maranhão. Damos parabéns  aos diretores de tão importante club, pelo esforço verdadeiramente louvavel que têm empregado em prol de uma instituição tão útil à saúde e à mocidade maranhense. A solenidade compareceram três bandas de música, as quaes executaram bellos trechos". (O MARANHÃO,  28 de outubro de 1907).

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.