Bom dia,

 

Eu atuo como árbitro amador e percebi que não há uma comunidade de arbitragem, estou juntando cevnautas para criar esta comunidade.

 

Abraços

Comentários

Por Luiz Carlos Dias
em 30 de Janeiro de 2015 às 22:34.

Realmente a necessidade de debater a arbitragem se faz urgente, principalmente com o nicio dos Campeonatos Regionais... conte cmigo..

Prof. Luiz Carlos Dias

Por Romário Cardoso Costa
em 31 de Janeiro de 2015 às 10:25.

Bom dia.

Apesar de não atuar como árbitro, milito na base do futebol, principalmente com crianças de 06 a 12 anos. A arbitragem para essa faixa etária precisa ser "educada" e orientada, pois são resistentes às adaptações necessárias. As discussões que vão além dessa faixa etária também serão muito bem vindas. Parabéns pela iniciativa!

Abs.

Prof. Romário Cardoso Costa

Docente da UFV/Campus Florestal/MG

Por Fabio Hanada
em 3 de Fevereiro de 2015 às 09:27.

Muito obrigado, segundo o Laercio, precisamos de no minino 10 CEVnautas para criar esta comunidade....

 

Abracos

Por Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Fevereiro de 2015 às 16:50.

Fábio, Luiz, Romário,

Até onde pude perceber em minha passagem esportiva e acompanhando meus filhos em atividades físicas na escola, existem dois grandes problemas na arbitragem, especialmente quando se trata de atletas infantis.

1. A pressão que os pais exercem para que seus filhos sejam vencedores;

2. A pouca experiência dos árbitros, quase sempre acadêmicos de Ed. Física, ou ex-atletas.

Uma solução que acho óbvia para o caso de crianças, é instituir monitorias com o requisito de alguns jovens um pouco mais velhos, das categorias acima. Ou até mesmo entre os próprios atletas que não estejam atuando. O professor saberá instruir à classe sobre o comportamento ético e o fair play durante os jogos. Não só nos treinos, como em partidas amistosas ou de torneios.

É fácil fazer com que as crianças aprendam o comportamento ideal. Difícil mesmo são os "papais".

      

Por Romário Cardoso Costa
em 9 de Fevereiro de 2015 às 10:37.

Prezado Roberto.

Suas sugestões são pertinentes, mas em torneios as arbitragens quase sempre são realizadas por árbitros amadores, muitos deles ligados às ligas esportivas. Adequar as regras do futebol às faixas etárias é um grande empecilho em se tratando de ligas. A grande pressão vem dos próprios treinadores(?), na sua grande maioria leigos, muitas das vezes sob influẽncia dos pais, que não aceitam mudanças, além de colocarem crianças de 10 anos, por exemplo, para jogar em um campo com medidas oficiais, além da baliza de gol e peso da bola. É preciso "catequizar" esse pessoal todo, árbitros e pais! Quando os jogos são amistosos ou em torneios, onde os particpantes são Escolas de Futebol dirigidas por professores formados e sensibilizados em tratar crianças com elas são, a arbitragem e as adaptações são facilmente resolvidas.

Abs a todos.

Por Lauriane Cúgola Castro
em 20 de Março de 2015 às 09:03.

Sim, importante criar uma comunidade para arbitragem Fabio Hanada.

Por George Cunha
em 4 de Abril de 2015 às 21:47.

Tou dentro!

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.