Cevnautas do Futebol,

Será que vão conseguir melar a CPI mais uma vez? Tem algum movimento de apoio? Laercio

CPI do Futebol: o medo da CBF de revelar os contratos da Seleção 4
José Cruz 11/09/2015 19:09
Compartilhe
A gravíssima situação da economia, a prolongada crise política entre os poderes da República e os avanços da operação Lava-Jato são decisivos para colocar em plano menor os debates da CPI do Futebol, por mais sérias que sejam as denúncias de corrupção na CBF. O  “7×1”,  síntese do flagelo do esporte, já ficou no esquecimento das excelências.

CPI VaziaTambém o evidente desinteresse do relator, senador Romero Jucá, jogando para “melar” as investigações, em vez de se empenhar para esclarecer as denúncias, freia o ritmo de trabalho idealizado pelo presidente da CPI, o senador Romário. Na maioria das vezes, as reuniões são vazias, como no depoimento de Andrew Jennings (foto), o jornalista que detonou o esquema de corrupção na Fifa.

Justiça

Já a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de vetar a abertura dos contratos de patrocínio da CBF na CPI é indício de que a Justiça não está convencida de que o patrimônio “futebol” foi usado para enriquecimentos ilícitos, evasões de divisas, sonegações fiscais etc – realidades identificadas nas CPIs de 2001!

Afinal, por quê esconder esses contratos que envolvem jogos da Seleção, direitos televisivos, acordos com patrocinadores etc? Por quê não escancarar a transparência e demonstrar que os negócios foram legais, lícitos? Por quê o medo?

O medo é que esses contratos revelem, por exemplo, sobre comissões, quem recebia quanto e, quem sabe, se as operações financeiras ocorreram em paraísos fiscais. Nesse caso, interesse maior da Receita Federal, claro.

Mas, escondendo os contratos, crescem as suspeitas de falcatruas. E o principal indício de que há ilegalidade resume-se na prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, já por quatro meses, na Suíça.

Enquanto isso…

…o atual cartola maior do futebol, Marco Polo del Nero, esconde-se no Brasil, onde circula com tranquilidade, como um exilado seguro na própria pátria. Mas, se sair o bicho pega…

FONTE com fotos e links: http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2015/09/cpi-do-futebol-o-medo-da-cbf-de-revelar-os-contratos-da-selecao/

 

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 13 de Setembro de 2015 às 10:29.

Laércio,

A roubalheira na CBF e na FIFA tem atrapalhado o futebol de um modo geral. Aqui no Japão, os jogadores brasileiros estão em baixa.

Ninguém mais acredita que eles podem fazer a diferença.

Se as coisas pararem por aí, a perda da credibilidade será praticamente total. VAmos precisar de muito trabalho para converncer o pessoal

de que os jogadores não são cartolas, e que os empresários não são "tão amigos" dos del neros da vida. Uma canseira, só.

 

Abraços,

Por Laercio Elias Pereira
em 14 de Setembro de 2015 às 09:30.

Pessoal, peço licença pra uma msg para o Edison por aqui,

Edison, o seu emeio japonês ymail está rebarbando. Escreve com outro para laercio@cev.org.br?

OBRIGADO! Laercio

 

 

Por José Ivan Mayer de Aquino
em 15 de Setembro de 2015 às 13:25.

A CPI vai ganhar força com o pedido de prisão do Del Nero pela justiça americana. Quanto ao cenário interno do Congresso Nacional é importante acompanhar o time que perdeu com os vetos apostos pela presidenta na Lei do Profut. Se organizaram numa espécie de Fórum na Câmara dos Deputados. Estão se pautando para um seminário em novembro.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.