Documentário: Até lá abaixo

Participe do crowdfunding para tornar realidade o documentário Até Lá Abaixo. Esse filme trata sobre outro lado do mundial de futebol na África.


Saiba Mais

A rodagem decorreu em 2010 durante uma viagem de jipe de Lisboa até à África do Sul a caminho do Campeonato do Mundo de futebol, com passagem por 21 países africanos: Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Camarões, Congo-Brazaville, República Democrática do Congo, Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, Moçambique e África do Sul.

Em cada um desses países, os jornalistas focaram um tema em que o futebol interagia com a sociedade e desenvolviam-no tanto para imprensa como para o documentário. O resultado foi uma recolha de 200 horas de vídeo, milhares de fotografias e muitas páginas de texto. Um documento único sobre a forma como África recebeu o maior evento futebolístico do Mundo e como o futebol aproxima diferenças etnias, religiões e classes sociais.

Até lá Abaixo é muito mais que uma viagem, uma aventura ou um périplo pelos campos de futebol improvisados em diversos cantos de África. É a constatação da ignorância que temos sobre as liberdades básicas e os direitos do ser humano e uma lenta aprendizagem sobre o Outro através da linguagem universal do futebol. Porque um dos maiores obstáculos à sensibilização dos mais favorecidos em relação aos dramas dos miseráveis é a falta de comunicação, de compreensão e de conhecimento de uma realidade que se lhes afigura longínqua, mas que se torna próxima quando partilham um objecto tão global como uma bola de futebol.

Às portas do Mundial’2014, este documentário faz ainda mais sentido. Assim, os jornalistas que empreenderam a viagem, juntamente com a produtora Droid id – Galactifiction, decidiram executar um trailer para exibir a estações de televisão, empresas e produtoras internacionais, procurando suscitar um interesse que lhes permita avançar para a edição final. O tempo de edição está estimado em 45/60 dias.

O documentário encontra-se na fase de pós produção.

A 1ª exibição será no dia 5 de Maio.

Veja o livro que foi lançado em 2011.

Participe do crowdfunding. Clique aqui! - http://ifundnews.com/pt/atelaabaixo

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.