Como o jornalismo esportivo contribuiu para a “construção” da identidade nacional por meio do futebol. O debate em torno do livro "O negro no futebol brasileiro", de Mário Filho, e sua importância na formação da simbologia do futebol brasileiro. O declínio da “Pátria de Chuteiras”: o esmaecimento do discurso em torno do “nacional” nas recentes conquistas e fracassos em Copas do Mundo. O que esperar da Copa de 2014 no Brasil em termos de discursos sobre o “nacional”?
09 SET | 2. O HERÓI E SUAS PROVAÇÕES: O CASO RONALDO "FENÔMENO"
A narrativa em torno da trajetória de Ronaldo rumo ao posto de herói começa, paradoxalmente, na França, em 1998, quando o atleta teria sucumbido, na final, às intensas expectativas nele depositadas. Naquele momento, os fãs “descobriram” que o mito era um “homem como outro qualquer”, “dormia abraçado ao pai nos momentos difíceis”, e ainda, de forma emblemática, tratava-se de “um menino”. Na “queda” do ídolo, presenciamos sua “humanização”. Ao invés do “fenômeno”, “descobrimos” Ronaldo, o homem, e abrimos o caminho para a trajetória heroica do atleta.
16 SET | 3. ZICO E ROMÁRIO: A CULTURA BRASILEIRA E SEUS ANTAGONISMOS
A biografia de Zico: o sucesso através do esforço e do trabalho. A biografia de Romário: o sucesso por meio da “irreverência” e da “malandragem”. As narrativas das trajetórias dos dois atletas falam de modelos antagônicos de heróis cultuados em nossa cultura e nos mostram que as construções de suas biografias fazem parte de uma relação dialética entre as ações dos “objetos mitificados” – Zico e Romário – e o contexto social.
23 SET | 4. BRASIL E ARGENTINA: DO "AMAR ODIAR" E DO "ODIAR AMAR"
A semelhança da “construção” simbólica do futebol no Brasil e na Argentina. O que fazem argentinos e brasileiros quando “olham” para o futebol do “vizinho”? Identificam-se ou reforçam uma outra identidade “mais brasileira” ou “mais argentina”? Os argentinos “odeiam amar” os brasileiros enquanto os brasileiros “amam odiar” os argentinos. A “construção” e o acirramento da rivalidade no futebol. Os estereótipos de ambos os lados. Ministrado por: Ronaldo Helal. Professor do Departamento de Teoria da Comunicação da Faculdade de Comunicação Social da Uerj e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da mesma instituição. Pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires, doutor em Sociologia pela Universidade de Nova York e pesquisador do CNPq. Coautor de "A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria", autor de "Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil" e "O que é sociologia do esporte". Início: 02 SET
Duração: 4 encontros semanais
Dias/horários: Quintas-Feiras, às 19h30 (02/09, 09/09, 16/09, 23/09)
Valor: R$ 160,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 200,00
Para se inscrever clique aqui.
Tel.: (21) 2227-2237 Horário de funcionamento: segunda a sexta: 11h às 20h
E-mail:
inforio@casadosaber.com.br
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