COMO ESTE ESTE DEBATE SOBRE A NECESSSIDADE DO TREINADOR SER PREPARADOR FISICO/ ELE NAO E TREINADOR DE FUTEBOL ? UM ESPORTISTA? ELE TRABALHA COM UMA EQUIPE MULTIDECIPLINAR? ENFIM COMO ESTA ESTE DEBATE? GOSTARIA DE OBTER INFORAMCOES SOBRE ESTE ASSUNTO.

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Junho de 2013 às 08:20.

Jorge,

Louvo sua iniciativa em querer aprender sobre este assunto. Como sua apresentação está um tanto confusa, o que já é uma informação, vou lhe dar um conselho especial. Antes de discutir algo que ainda não domina, leia bons livros que revelem experiências já realizadas com sucesso. Ao fim, terá adquirido mais convicção do que pretende e discorrer com qualquer outro companheiro.

Sendo assim, leia e releia "O Código do Talento (The Talent Code), de Daniel Coyle. Trata-se de um programa para desenvolver habilidades especiais aplicáveis à vida pessoa e aos negócios. Pode parecer inicialmente estranho, mas verá que sua concepção sobre Metodologia do Treinamento de indivíduos em qualquer área estará mais visível e transparente. É um estudo fascinante que, além de tudo, enfatiza excelentes formas de aprendizado.

Poderá ter mais informações sobre treinamento, métodos e pedagogia do esporte em www.procrie.com.br/. Ainda que esteja voltado para o voleibol em muitos aspectos, toda a ciência metodológica é aplicável em todos os desportos, especialmente o futebol.

Finalmente, se quer evoluir como treinador (ou educador), há que adquirir algum embasamento teórico/prático, caso contrário será um mero repetidor de receitas técnicas. Visite então o Procrie, aonde discorro sobre ensinamentos daquele autor e comente. Poderá escolher o assunto em "Novo Sumário".


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.