Cevnautas, vai aí um artigo indispensável do primeiro administrador da lista cevfut-L e Reitor(?) da Universidade do Futebol, João Paulo Subirá Medina. Vamos debater? laercio

Evolução do Futebol Brasileiro
Elementos para uma Reflexão Política

Via de regra, um jogo de futebol é apenas um jogo de futebol, com mais ou menos importância. Mas o dia 18 de dezembro de 2011 poderia ser considerado um marco, um divisor de águas para o futebol brasileiro. A derrota da equipe do Santos – considerada por muitos, a melhor do Brasil – para o Barcelona por 4 a zero, pela final da Copa do Mundo de Clubes, foi uma aula de futebol, como afirmou de forma madura o talentoso e promissor jogador santista Neymar. Contudo, mais do que uma aula, bem que este jogo poderia ser também um ponto de partida para uma verdadeira mudança de paradigma da ainda tradicional e arcaica estrutura do futebol brasileiro.

Costuma-se dizer que o futebol imita a vida, como também se afirma que o vigor da economia de um país define sua saúde em todos os outros aspectos. Há tempos que comemoramos vários e importantes progressos em nossa economia, com reflexos sociais mais diretos na ascensão de milhões de brasileiros que estão saindo da miséria ou da linha da pobreza para níveis de vida mais dignos.

Tais conquistas, entretanto, não podem esconder o enorme atraso que ainda temos em muitos indicadores sociais, culturais, educacionais, bem como esportivos. Ou seja, não podemos nos enganar, pois ainda somos um a país pobre em muitos aspectos. E para comprovar isso, basta atentarmos para o nosso nível de educação, onde somente 10% da população economicamente ativa possui um diploma universitário. Isto é muito mais baixo do que se pode encontrar, por exemplo, em países como Rússia, Índia e China, que como o Brasil são considerados emergentes. E isto sem contar os números de nosso analfabetismo funcional, cujos dados são muito imprecisos, mas que devem chegar próximo à casa dos 50% de nossa população total. O que é trágico e vergonhoso, para dizer o mínimo.

Mas vamos, nesta breve reflexão crítica, apenas tentar entender o cenário em que se assenta o nosso atraso futebolístico atual. E não gostaria que o leitor entendesse minhas considerações como de alguém com visão pessimista que não valoriza o que é nosso e não quer enxergar nosso progresso. Não significa também que tenhamos que reassumir, diante de nações mais desenvolvidas, nosso histórico complexo de “vira-lata”. Não se trata disso, mas sim de entender que, apesar de nossas virtudes e enorme potencial, se não fizermos um correto diagnóstico de nossas mazelas, jamais nos instrumentalizaremos no sentido de superá-las de forma consistente e sustentável.

Nossas lentas, porém, evidentes conquistas democráticas têm nos permitido denunciar, contestar e debater criticamente sobre nossos problemas sociais, talvez, como nunca tenhamos conseguido em nossa história enquanto país institucionalizado. Portanto, estamos em um momento adequado para questionarmos alguns dos nossos pressupostos que nos fizeram ser o que somos. E isto vale para o país, como também para o nosso futebol pentacampeão mundial.

Não acredito mais que possamos recuperar todo o nosso atraso nos próximos dois, três ou quatro anos, até que cheguem a Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016) a serem realizados no Brasil. Mas é preciso começar de verdade. E o começo começa com consciência. Em se tratando de futebol, enquanto continuarmos em dúvida se ainda somos ou não os melhores do mundo, estaremos perdendo tempo.

E uma das primeiras evidências que temos que enxergar é que nada muda do dia para a noite. Principalmente se estivermos falando de evolução social, cultural e esportiva. Não podemos resumir o desenvolvimento de um país apenas com construção de aeroportos, rodovias, ferrovias e belos estádios de futebol. Isto representa apenas uma parte, pequena – diga-se de passagem – de nosso crescimento. O principal é entender que temos condições objetivas de mudanças e isto nos permitirá tomar consciência de que para termos uma nação forte é preciso muito mais do que simplesmente algumas melhorias em nossa infraestrutura.
Mas para ficarmos apenas no terreno esportivo, cabem aqui algumas questões que teremos que resolver nos próximos anos, se é que ainda temos pretensões de estar entre os grandes do futebol mundial.

Um dos principais aspectos que tem atrapalhado muito nosso progresso nesta área é a visão empírica e superficial que ainda prevalece no futebol. Se ela foi suficiente para nossas conquistas anteriores e para sermos o que somos hoje, fica cada vez mais evidente que sem investimentos na capacitação profissional e uma política mais clara, que defina metas de médio e longo prazos para o futebol brasileiro dentro de uma visão mais sistêmica e integrada dos fenômenos que compõem este esporte, seremos dentro de algum tempo apenas coadjuvantes dos grandes espetáculos globalizados que se está transformando o altamente competitivo futebol profissional. Ou não foi este o papel desempenhado pelo Brasil, representado pelo Santos, na partida com o Barcelona?

Para evitarmos que isso se torne rotina é preciso que comecemos a responder algumas perguntas, urgentemente:

• Quando os nossos dirigentes vão se profissionalizar ou pelo menos se atualizar para darem conta das demandas do futebol globalizado deste século XXI, deixando de olhar apenas para o seu entorno mais próximo e cuidando apenas de seus interesses particulares?
• Quando os órgãos de comunicação vão entender o seu papel estratégico nestas mudanças e os jornalistas esportivos se prepararem melhor antes de formularem suas críticas e elogios, muitas vezes estéreis e descontextualizados?
E os treinadores? Será que vão perceber que, dentro deste novo cenário, não basta mais ter sido jogador de futebol ou mesmo ter frequentado uma Escola de Educação Física para ser um treinador bem sucedido? Quando vão entender que esta função, hoje em dia, além de certas características de personalidade, exige profundos conhecimentos sobre liderança de grupos, tática e estratégia de jogo, metodologia científica de treinamento, cultura geral, “media training” entre outros requisitos?
• Quando os clubes, através de seus dirigentes, serão capazes de estabelecer uma política clara para seus departamentos de futebol, não só no terreno da gestão, como também no terreno técnico (sim, o dirigente tem que entender o suficiente deste aspecto para poder contratar e acompanhar seus treinadores e funcionários dentro do perfil desejado pela política estabelecida).
• E a formação de nossos jovens atletas? Será que vamos finalmente compreender que é preciso superar urgentemente a visão tecnicista que ainda predomina nas categorias de base e nas escolas de futebol espalhadas pelo Brasil, para adotarmos uma abordagem interdisciplinar formando o atleta integralmente e preparando-os para a vida profissional, pessoal e social?
• E quando as instituições que dirigem o nosso futebol (CBF, Federações, Sindicatos, Associações) serão pressionadas o suficiente para entenderem que seus interesses particulares não podem conflitar com os interesses do desenvolvimento do futebol brasileiro? E o governo, através do Ministério do Esporte, será que não poderia ajudar na formulação de uma política esportiva mais atuante para o país?

Enfim, estes são alguns dos questionamentos que precisam entrar na pauta de todos aqueles que desejam e torcem por um futebol melhor, mesmo que estas providências cheguem tarde demais para podermos disputar de igual para igual a próxima Copa do Mundo.

João Paulo S. Medina
medinafutebol | 04/01/2012 at 14:37

Fonte: http://blogdomedina.com.br/2012/01/04/evolucao-do-futebol-brasileiro/

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 25 de Abril de 2012 às 01:16.

Já havia lido esse artigo no próprio blog do Medina. Lí e não me entusiasmei muito, não porque o assunto não é interessante. É porque as questões levantadas pelo Medina para a profissionalização completa do nosso futebol são utópicas por qualquer lado que se olhe. Como ele, não quero parecer pessimista, nem desvalorizar tudo o que conquistamos, mas confesso que estou desiludido com os mandos e desmandos dos cartolas amadores, seguidos de pessoas despreparadas para integrarem grupos de mudanças. Dentro desse grupo incluo muitos treinadores e outros membros das comissões técnicas, além de alguns supostos estudiosos do que mal conhecem, em virtude da idade, e portanto, da pouca experiência, tudo o que ocorreu num passado não tão distante assim.

O Brasil foi tricampeão no México em cima de um cuidadoso planejamento. Venceu a força física aliando a técnica conhecida com ótimo preparo físico. Depois debandou a querer imitar os "inimigos", ficou despersonalizado, irreconhecível e só recuperou a auto-estima em 1994, nos Estados Unidos. Mesmo assim, com muita sorte, alguns talentos e relativo planejamento. Basta lembrar que o time treinava sob sol escaldante, enquanto os adversários preferiram temperaturas mais amenas pensando pouparem seus atletas.

O que gostaria de dizer com tudo isso é que apesar da enorme falta de planejamento, de profissionais "antigos" e métodos de treinamentos ídem, o Brasil voltou a vencer novamente em 2002, mostrando um futebol competitivo, suficiente para levar a taça pela quinta vez.

Agora, vem o Barcelona e os "especialistas" voltam a pedir análises mais profundas sobre tudo no futebol. Isso está certo, mas na época errada. Onde estavam os analistas esportivos antes desse jogo? Que eu saiba, o Barcelona não apareceu do dia para à noite. Xavi e Iniesta estão na equipe desde quando o Ronaldinha também lá estava. Quer dizer: pedir mudanças e falar sobre isso ou aquilo é fácil depois do acontecido. Mas acredito que uma dos nossos trabalhos como professores de Educação Física e envolvidos no esportes, é antecipar o que vem, é mostrar o que acontece, é alertar antes.

Nada em particular contra o Medina ou qualquer outro profissional, devo adiantar. O que gostaria de saber é onde estavam os que hoje escrevem pedindo mudanças em novembro de 2011, um mês antes do fatídico jogol.

Mudanças precisamos, principalmente na área de gestão e no trabalho das bases. Mas não é tudo que está errado. Não podemos jogar fora o belo trabalho de alguns profissionais só porque um time estrangeiro é a sensação do momento.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.