Exposição Fotográfica FUTEBOL

Exposição de fotografias sobre futebol na Fnac da Paulista em São Paulo até julho. Veja as fotos da exposição.

A exposição reunirá 12 fotografias de 4 jovens fotógrafos: Apu Gomes (Folha de São Paulo), Leonardo Soares (Agência Estado), Rodrigo Capote (Folha) e Victor Moriyama (Agência Estado). O tema da exposição, que se envolve no clima da Copa da Mundo, é a cultura futebolística que permeia a cultura nacional. Futebol é retratado como paixão cega, pura, enraizada amorosamente na história de vida do povo brasileiro. A ligação com o esporte se desdobra para sentimentos de fanatismo ideológico, ou por outro lado se transforma no sonho de muitas crianças que correm descalças pelos campos improvisados das favelas brasileiras. O futebol é retratado pela lentes destes fotógrafos como uma das mais fantásticas expressões da cultura nacional, capaz de romper todas as barreiras sociais e dialogar com os diferentes públicos atendidos pela loja.  

O futebol encanta precisamente por poder ser jogado em qualquer lugar, e por qualquer um, em qualquer nível. Há espaço para o gordinho, para os magricelas e também para os subnutridos.

Leonardo Soares, Apu Gomes, Rodrigo Capote e Víctor Moriyama mostram isso, o mais democrático dos esportes, na exposição "Pelada". Atraídos pelo barulho do quicar da bola ou pela algazarra da galera, eles subiram lajes, escalaram montanhas e percorreram favelas à procura de imagens que nos ajudam a entender o que é a paixão pela bola.

Quando você se cansar do glamour dos megaeventos, dos estádios nababescos e estiver saturado dos comerciais de "craques" da seleção vendendo carros, televisores e celulares, veja essas fotos e redescubra por que começou a gostar de futebol.

Texto de Alessandro Lucchetti.

Veja as fotos da exposição em http://www.ludopedio.com.br/rc/index.php/eventos

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.