O projeto do Morumbi apresentado à Fifa é suficiente para receber jogos da primeira e da segunda fase da Copa 2014, e a possibilidade de o estádio receber uma das semifinais é plausível desde que sejam feitas adaptações, disse hoje a Fifa, por e-mail, ao site “Folha online”.

A nota contradiz a informação publicada ontem pelo site "O Estado de S.Paulo" de que a Fifa havia descartado de vez o Morumbi não só para a abertura, mas também para qualquer jogo da Copa.

Segundo a reportagem, um alto executivo da Fifa teria revelado que a entidade considerou insuficientes as soluções técnicas apresentadas pelo São Paulo FC. Além disso, o secretário-geral Jerôme Valcke viria ao Brasil nesta quinta informar a decisão ao Comitê Executivo paulista e iniciar a análise de um plano B. O estádio alternativo seria construído no bairro de Pirituba e teria capacidade para até 40 mil torcedores.

A Fifa desmentiu a informação. "As questões relacionadas ao Morumbi estão ligadas à análise técnica do estádio. Até o momento, o projeto apresentado permite que o estádio sedie jogos da primeira e da segunda fase da Copa do Mundo", disse a entidade ao site “Folha online”.

A assessoria do São Paulo se recusou a comentar a reportagem. Afirmou apenas que o clube está adequando o projeto a cada crítica recebida e que esperará um posicionamento oficial da Fifa ou da CBF para emitir sua posição sobre o assunto. O comitê paulista confirmou a reunião com Valcke nesta quinta e comemorou o desmentido da Fifa.

“Ficamos contentes com o desmentido da Fifa. Tínhamos certeza de que a informação era falsa. E com relação ao suposto ‘plano B’, o Comitê Paulista reitera que o estádio indicado para sediar os jogos da Copa de 2014 em São Paulo é o Morumbi. O sempre citado projeto de Pirituba é um complexo de eventos que inclui centros de convenções e feiras, hotéis e uma arena multiuso para não mais do que 35 a 40 mil pessoas, que jamais serviria para a abertura da Copa, já que a Fifa exige, no mínimo, 65 mil lugares”, disse Caio de Carvalho, gestor do comitê.

http://www.copa2014.org.br/noticias/2545/FIFA+DESMENTE+JORNAL.html

Comentários

Por Egleizer Melo
em 14 de Abril de 2010 às 12:12.

Gazeta Esportiva hoje 14/4.... cada hora é uma que aparece
Arena em Pirituba será a substituta do Morumbi, diz jornal


São Paulo (SP)

O clima continua quente nos bastidores da candidatura do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, o Morumbi será substituído por uma arena multiuso em Pirituba, na zona norte da capital paulista.

Apesar de o prefeito Gilberto Kassab ter negado o plano B, o periódico informa que o veto oficial da Fifa ao projeto da casa são-paulina será anunciado depois da Copa da África do Sul.

Além de jogos do Mundial de 2014, a arena multiuso também ficaria apta a receber shows e outros eventos. Inicialmente planejada para 40 mil pessoas, o novo estádio pode ser aumentado.

Ainda de acordo com o jornal, a Fifa não acredita que o São Paulo conseguirá arcar com os custos de toda a reforma prometida para o Morumbi (estimada em R$ 1 bilhão pela entidade), o que impossibilita a continuação do estádio entre as sedes.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.