Fifa irá transmitir 25 jogos da Copa em tecnologia 3D

Entidade vai instalar salas de cinema em 26 países para que torcedores acompanhem partida em três dimensões; o Rio foi a cidade brasileira escolhida

08 de abril de 2010 | 13h 10

 

Jamil Chade - Corresponde especial para O Estado de S. Paulo

50 anos depois, torcedores de futebol voltarão às salas de cinema para acompanhar as partidas da Copa do Mundo. Ontem, a Fifa e a Sony anunciaram que vão instalar cinemas em algumas das principais cidades do mundo para que torcedores possam acompanhar os jogos em 3 dimensões. O Rio de Janeiro foi escolhido para receber uma das salas de cinema e o Brasil será a seleção que mais terá jogos transmitidos em 3D, uma mudança equivalente ao momento quando as primeiras partidas foram mostradas à cores.

No total, 25 jogos dos 64 do Mundial serão transmitidos pela primeira vez com a nova tecnologia - sete pares de câmeras que permitirão o efeito 3D. Mas apenas uma fração dos países que receberão os sinais de transmissão da Copa poderão ver por enquanto os jogos pelo novo formato.

Os três jogos do Brasil na primeira fase serão beneficiados pelo 3D. A abertura da Copa, entre a África do Sul e o México, será o primeiro jogo na história a poder ser visto dessa maneira.

Os jogos da Alemanha, Holanda, Espanha, Argentina e outros também serão transmitidos com a nova tecnologia. Mas a Fifa deixou a Inglaterra e a França de fora de sua programação e os torcedores desses países apenas terão a nova experiência se suas seleções chegarem às semifinais. Além do Soccer City, dez estádios terão as novas câmeras.

Para os organizadores da mudança tecnológica, a nova transmissão será tão revolucionária como os primeiros jogos em cores, novidade que surgiu na Copa de 1970, vencida pelo Brasil. "Lembro de estar na casa de um vizinho assistindo Pelé e Jairzinho bater a Itália em 1970. O que teremos agora é uma nova mudança de paradigma ", disse o diretor de marketing da Sony, David Bush.

Mas, para muitos, será uma volta a uma antiga forma de ver os jogos : no cinema. Nos anos 50, o Canal 100 passou os jogos do primeiro Mundial vencido pelo Brasil nas telas do cinema, revolucionando a forma de acompanhar os jogos.

Nelson Rodrigues chegou a apontar que a transmissão pelo cinema mudou a relação entre torcedores e os times. "Foi a equipe do CANAL 100 que inventou uma nova distância entre o torcedor e o craque, entre o torcedor e o jogo, grandes mitos do nosso futebol, em dimensão miguelangesca, em plena cólera do gol. Suas coxas plásticas, elásticas enchendo a tela. Tudo o que o futebol brasileiro possa ter de lírico, dramático, patético, delirante", disse. Isso, agora, será possível também em cidades como Paris, Cidade do México, Berlim e outras.

Mas a tecnologia não estará â disposição de todos. Apenas 26 países receberão a transmissão. Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e possivelmente o Japão terão canais específicos para a nova tecnologia. " Esperamos que algumas centenas de milhares de pessoas possam ver o jogos nesse formato ", afirmou o diretor de TV da Fifa, Niclas Ericson.

Confira as lista de partidas que serão transmitidas em 3D:
11 de junho - África do Sul x México
12 de junho - Argentina x Nigéria
13 de junho - Alemanha x Austrália
14 de junho - Holanda x Dinamarca
15 de junho - Brasil x Coreia do Norte
16 de junho - Espanha x Suíça
17 de junho - Argentina x Coreia do Sul
18 de junho - Eslovênia x Estados Unidos
19 de junho - Holanda x Japão
20 de junho - Brasil x Costa do Marfim
21 de junho - Espanha x Honduras
22 de junho - Nigéria x Coreia do Sul
23 de junho - Gana x Alemanha
24 de junho - Eslováquia x Itália
25 de junho - Portugal x Brasil
27 de junho - oitavas de final (1º do Grupo B x 2º Grupo A)
28 de junho - oitavas de final (1º do Grupo E x 2º Grupo F)
28 de junho - oitavas de final (1º do Grupo G x 2º Grupo H)
2 de julho - quartas de final
3 de julho - quartas de final
3 de julho - quartas de final
6 de julho - semifinais
7 de julho - semifinais
10 de julho - decisão do 3º lugar
11 de julho - final

 

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,fifa-ira-transmitir-25-jogos-da-copa-em-tecnologia-3d,535597,0.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.