Ao invés de regulamentar investimentos de terceiros em atletas a Fifa decidiu proibir. Espanha e Portugal e demais países em crise serão prejudicados com a circular da Fifa banindo a participação de investidores nos direitos econômicos de atletas.

Os dirigentes brasileiros têm muitas dúvidas sobre o impacto que a medida pode causar no futebol. Os representantes dos principais clubes do país decidiram se reunir na próxima sexta-feira, dia 23, em Florianópolis, para debater a questão.

Os investidores com participação nos direitos econômicos de jogadores têm buscado escritórios de advocacia para tentar entender e minimizar os prejuízos. Preocupa os empresários a renovação do contrato entre atleta e clube. Com o acordo estendido, podem perder toda a porcentagem a que teriam direito sobre o atleta após o prazo do contrato anterior.

O advogado espanhol Juan Crespo Pérez prepara uma ação na Justiça Comum Europeia das ligas espanhola e portuguesa, ficando as Federações espanhola e portuguesa de futebol fora do litígio inviabilizando sua punição ou às respectivas seleções nacionais pela regra estatutária da Fifa vedando o uso da Justiça comum.

Esse tipo de "briga de cachorro grande" de levar as questões esportivas já foi intentado. Numa vitória digna de Davi x o gigante Golias, Bosnan consegui dobrar a Fifa invocando as regras comunitárias. Os desdobramentos serão muito importantes. Como a medida da Fifa passa a vigorar a partir de maio, há tempo de construir uma solução.
Os investimentos de terceiros em jogadores de futebol não difere dos valores recebidos com patrocínio pelos clubes e seria mais sensato controlar do que proibir.

Ademais, o mercado é distorcido. No Brasil, mais de vinte mim profissionais auferem salários aviltantes, enquanto alguns relativamente poucos afortunados viram milionários.

http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2013/12/direito-desportivo-paradoxo-amador.html?m=1

Claro, o (des)governo ajuda interferindo apenas para querer transformar o esporte em uma forma de aumentar, ainda mais, a extorsiva carga tributária. Entenda como em
http://padilla-luiz.blogspot.com.br/2012/10/politicos-querem-acabar-com-autonomia.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.