O debate por aqui não cessa. Os japones não estão acreditando que no Brasil não existe um campeonato decente de futebol feminino. As meninas não recebem apoio financeiro, não treinam juntas, não fazem intercâmbio, não são atletas vinculados aos grandes clubes. Eles querem saber como é formado a seleção feminina se não existe apoio, campeonato e nem organização.

Ninguém entende como uma equipe tão sem "nada" consegue formar uma seleção, ter alguma integrantes entre as melhores do mundo e ainda carregar no peito medalhas olímpicas e ainda complicar todo mundo em mundiais.

Idéias e sugestões para que eu também possa entender como tudo acontece.

Comentários

Por José Roberto da Silva
em 28 de Agosto de 2012 às 09:42.

 Para entendimento:

 Em termos de orgonograma do futebol feminino no Brasil atualmente:

 Competição Nacional: Copa do Brasil Feminina de Futebol - 32 equipes participantes, representando os estados brasileiros, sendo que alguns estados da federação como São Paulo e Rio de Janeiro são representados por mais de uma equipe. A competição é disputada em fases eliminórias, sendo que cada equipe poderá realizar no mínimo duas partidas e no máximo oito partidas, caso consiga ser finalista. A equipe campeã desta única competição nacional é representante do Brasil na Copa Continental, torneio similar a Taça Libertadores da América, disputada em um país sede, sendo que todas edições realizadas até agora (duas) foram no Brasil.

 Esta competição nacional é organizada pela CBF - Confederação Grasileira de Futebol, sendo a única do calendário brasileiro no futebol feminino e para participar as equipes recebem o suporte básico da confederação que cobre as despesas de transporte e alojamento e alimentação das delegações.

 Outro detalhe importante: Desta competição, a Copa do Brasil de Futebol Feminino, as três melhores colocadas serão as equipes beneficiadas com ajuda de custo do programa bolsa atleta do governo federal no ano seguinte. Ou seja as equipes 1ª; 2ª e 3ª colocadas respectivamentes no ano em exercício no ano seguinte terão direito à receber pelo programa durante todo o ano.

 Além desta competição nacional, o país atualmente tem em suas organizações estaduais a realização do campeonato estadual de futebol feminino, sendo que em algumas federação este campeonato é praticamente um torneio, porém em outras federações como por exemplo a Federação Paranaense e a Federação Paulista de Futebol a competição está sendo de nível aceitável para o momento da modalidade. Tendo como base a competição paulista, atualmente são mais de 30 equipes disputando a competição, em praticamente um semestre de disputa, com jogos cada vez mais equilibrados. O campeonato paulista de futebol feminino é também o único do país que tem transmissão direta pela TV Aberta, sempre aos domingos no horário da 10:00 da manhã.

 Quanto aos clubes a organização ainda é muito aquém, sendo que a maioria é organizado pelo apoio das prefeituras e secretarias de esporte. Alguns também possuem um espécie de convênio para realização da modalidade, (futebol feminino), porém oferecem pouco, ou quase nada, ficando o trabalho realizado mais por abnegados.

 Com relação a trabalho de base e formação os desafios são ainda maiores.

 Se precisar de mais detalhes e informações, à disposição.

 José Roberto (Ex-técnico do Saad Esporte Clube, Campeão Paulista e da Copa do Brasil de Futebol Feminino)

Por Edison Yamazaki
em 29 de Agosto de 2012 às 22:21.

José Roberto,

Muito obrigado pelas informações.

Apesar do tempo que estou fora do Brasil, sabia que existiam algumas equipes femininas em atividade. Não tinha informações precisas como as que você forneceu, mas sabia que elas (equipes) existiam.

Apesar do esforço de alguns abnegados, sabemos que o futebol feminino é praticamente inexistente comparado ao masculino e é isso que os japoneses não entendem. Como podem investir tanto num único atleta ou clube e tão pouco em várias equipes?

Eles não entendem que a força política e a influência dos empresários são bem maiores do que o interesse em formar equipes femininas, que por enquanto, não dão lucro nenhum. No Japão tudo é mais equillibrado e os investimentos públicos são para que o esporte de base e a população se beneficiem com a prática esportiva. Os esportes profissionais vem em seguida com o dinheiro de empresas privadas. Todas as equipes da primeira e segunda divisão de profissionais masculinos possuem equipes femininas na base. Já a competição adulta é fomentada por empresas privadas.

O Mundial sub-20 feminino está em andamento e o Japão tem grandes chances de levar o título, por causa do trabalho que está sendo realizado há alguns anos. O Brasil nesse categoria é fraca, razão para que os japoneses não compreendam o que acontece com um sub-20 fraco e um principal forte. Aqui, o principal só é forte se o sub-20 também for.

Abraços,

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.