GNT
21h
Dias 29 e 30/10


O futebol invade a área do GNT na próxima semana - em forma de documentários. Na quinta-feira, 29, às 21h, o canal exibe "Deixa que Eu Chuto". No dia seguinte, sexta-feira, no mesmo horário, é o futebol feminino no Afeganistão que entra em cena em "Driblando Obstáculos".

Com produção exclusiva do canal, "Deixa que Eu Chuto"  - veja trecho abaixo - volta o olhar para as mulheres que vivem, ou tentam viver, do esporte no Brasil. Para o filme, o diretor Alfredo Alves, conta a história de cinco jogadoras: Aline, Pamela, Juliana, Nildinha e a melhor do mundo, Marta. Atleta da seleção feminina de futebol, Marta vive uma realidade bem diferente


Aline, de Belo Horizonte, já foi campeã mineira pelo Atlético Mineiro, mas teve que abrir mão do sonho para estudar. Hoje ela joga por prazer, num time que não paga salários e depende de ajuda para fornecer lanche e transporte para as jogadoras.

’Ronaldinha’ pega seis ônibus para treinar
Juliana, de 14, é conhecida como Ronaldinha. Ela pega seis ônibus para ir e voltar dos treinos numa escolinha de futebol do Rio de Janeiro que manda atletas para o exterior. Para investir no sonho da filha, a mãe abriu mão do sonho de construir uma casa, mas a menina já colhe frutos, como uma convocação para a seleção brasileira sub-15.

Também de Belo Horizonte é Pamela, que joga por dois times - Guarani e Atlético Mineiro - sem muita esperança de se tornar profissional. No Guarani, o campo é de terra batida e é o porta-malas do fusca do treinador que guarda equipamentos como bola e uniformes.

Para afegãs, esporte possibilita escapar do talibã
Já Nildinha, é profissional com 39 jogos e 32 gols pela seleção brasileira, ganhou 18 campeonatos, tendo sido a artilheira de 13. Hoje ela joga no Corinthians e consegue ajudar a sustentar a família, mas já entrou em campo em troca de comida para a filha pequena. “Às vezes não tinha nada em casa. Consegui superar por amor ao futebol e porque tinha minha filha para sustentar”, conta.

No Afeganistão, o futebol é uma oportunidade de as mulheres se libertarem da rigidez do talibã, já que na concentração e nos campos, as jogadoras se veem livres das restrições impostas pelo regime. "Driblando Obstáculos" acompanha o treinamento da primeira seleção nacional de futebol feminino no Afeganistão e participou do Festival de Cinema de Amsterdã.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.