Via Olhar Crônico Esportivo, por Emerson Gonçalves
http://colunas.globoesporte.com/olharcronicoesportivo/2010/03/12/o-tamanho-do-abacaxi/

O tamanho do "abacaxi"

Já que o horário das 21:50 é considerado por muitos como um “abacaxi”, vejamos o seu peso e tamanho.

A principal competição de nosso futebol é o Campeonato Brasileiro. É, também, a maior, com 38 rodadas de maio a dezembro. Cada um dos vinte participantes joga 9 vezes em casa e 19 vezes fora. Por enquanto, a CBF ainda não divulgou os horários dos jogos do returno, que começará em setembro, mas já temos os horários de todos os jogos do primeiro turno. É referente a esse turno que apresentarei alguns dados.

O turno começará em 8 de maio e terminará em 5 de setembro, ficando paralisado entre 6 de junho e 14 de julho, em função da Copa do Mundo.

Nesse período, teremos, como já disse, 190 jogos, dos quais 18 serão realizados às 21:50. Dezoito partidas em 190, equivalentes a 9,5% do total. Essas partidas serão disputadas em 10 diferentes cidades: Barueri (ou Presidente Prudente), Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo, numa média de menos de duas partidas por cidade.

Na cidade de São Paulo em particular, serão realizadas 29 partidas nesse período, das quais somente duas no horário de 21:50. Duas partidas em 90 dias de futebol, descontando a parada para a Copa do Mundo.  Menos de 7% dos jogos do primeiro turno. Certamente esses números serão maiores no segundo turno, mas ainda dentro de uma ordem de grandeza absoluta próxima dessa, talvez com quatro ou cinco jogos no período.

O time do Corinthians não jogará nenhuma partida em casa às 21:50 nessa fase, mas ocupará esse horário cinco vezes, todas fora da cidade de São Paulo, sendo o time que mais vezes jogará nesse horário.

O São Paulo jogará uma em casa e uma fora e o Palmeiras terá apenas uma partida no Palestra.

O Flamengo jogará duas vezes fora de casa e o Botafogo uma vez, também fora. O Vasco jogará uma vez em casa e três vezes fora de casa.

O Grêmio jogará duas vezes em casa e o Internacional uma vez fora.

O time que mais jogará em sua casa no horário é o Cruzeiro, com quatro partidas. Portanto, o torcedor cruzeirense precisará ir quatro vezes em três meses ao Mineirão, caso queira ver todos os jogos de seu time nesse horário.

Sim, há também os jogos pela Copa Libertadores e Copa do Brasil, mas não são muitos, a menos que um dos clubes de uma das cidades chegue à final. No caso da cidade de São Paulo, a experiência dos últimos anos tem mostrado que jogos decisivos dessa competição provocam congestionamentos mais gigantescos que a média, mesmo com as partidas começando às 21:50. Imaginem, então, se forem marcadas para começar mais cedo, mesmo que meia hora.

Finalmente, temos os jogos dos campeonatos estaduais. No caso de São Paulo, a Federação marcou 6 jogos na cidade de São Paulo às 21:50, sendo 3 do Corinthians, 2 do Palmeiras e 1 do São Paulo. Corinthians e São Paulo também jogaram uma vez cada um, nesse horário, na Arena Barueri.

No total, a FPF marcou 27 jogos para as 21:50, dos quais 10 serão simultâneos, na última rodada da fase de classificação do campeonato.

Portanto, das 198 partidas do campeonato, 13,6% serão disputadas às 21:50.

Esses são os números, não incluindo, como já disse, Libertadores e Copa do Brasil.

Que cada um tire suas próprias conclusões a respeito e calcule, ou não, o custo/benefício em relação ao clube para o qual torce.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.