O FUTEBOL MARANHENSE É TRIBUTÁRIO DO FUTEBOL INGLÊS…

Dom, 28/06/09 por leopoldovaz | categoria Futebol

 “No final de 1905 a cidade respirava ares de crise financeira e esperanças de um ano novo melhor. Da existência do futebol já se tinha conhecimento por ouvir falar. Foi quando Nhozinho Santos retornou da Inglaterra, trazendo em sua bagagem, além  de artefatos próprios (bolas, uniformes, chuteiras, apito),  interessantes relatos sobre o novo esporte chamado foot-ball association. Na Europa, aprendeu a praticar o esporte e conheceu suas regras, bem como outras modalidades (cricket, crockt, tênis, boliche, etc.). Portanto o futebol implantado em São Luís é tributário exclusivamente do futebol inglês e nada deve ao futebol do Sul-Sudeste do Brasil, como parece ser quando se lê sobre a difusão do esporte pelo Brasil a partir do eixo Rio-São Paulo” (in CARVALHO, 2009, p. 30).

Está em TERRA, GRAMA E PARALELEPIPEDOS - os primeiros tempos do futebol em São Luis (1906-1930), São Luis: Café & Lápis, 2009. O autor, recém graduado em Historia (2008) fez um importante trabalho de pesquisa, tendo por base Dejard Martins (Esporte um mergulho no tempo, 1989) e… (Leopoldo Gil Dulcio Vaz); muito me orgulha as referencias.

Não conheço o autor, mas transita bem nas teorias de Bordieu, Dunning, Elias e DeMatta. Bem escrito, li de um só fôlego… estou, neste momento, atualizando o Atlas do Esporte no Maranhão, na parte que se refere ao Futebol… muitos dados novos, especialmente porque se atém mais ao período de 1910 a 1930, pouco estudado por mim, ainda.

Fiz minhas pesquisas (visitas) no setor de obras raras da Biblioteca Benedito Leite, indo até os anos de 1917, tendo-a interrompido pelo fato de o setor de obras raras ter entrado em reforma. Depois,  me envolvi em outros projetos e não mais voltei. A Biblioteca está em nova reforma… (publicado em http://www.mhariolincoln.jor.br/esportes/leopoldo-gil-londressluis.html)

Postado no meu Blog  http://colunas.imirante.com/leopoldovaz/ onde trato da História dos Esportes, Lazer e Educação Física no/do Maranhão. Portal Imirante.globo.com.esporte   

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.