Com a "internacionalização" do treinamento do futebol brasileiro com os chamados "jogos reduzidos" gostaria de debater a seguinte questão: Você acredita que os jogos reduzidos simulam tecnicamente e taticamente todos fundamentos do futebol em campo "oficial"? E Mais, vc acerdita que os jogos reduzidos conseguem simular fisiologicamente todos os aspectos do jogo num campo oficial? Ou seja, o meu questionamento para este excesso de jogos reduzidos é que o atleta perde a especificidade do desporto em termos de dimensões oficiais, ou seja, distâncias percorridas (intensidade) em velocidade, distância e força de passe, lançamento, chute, etc., noção de profundidade entre outros fatores que num "coletivo" normal teriamos e que, na minha opinião, fica a desejar nos jogos reduzidos, ou seja, em alguns (ou vários) aspectos, os jogos reduzidos poderiam gerar um sub-treinamento, ou ne melhor das hipóteses um treinamento inespecífico para o desporto em campo oficial. Gostaria da opinião dos Srs. neste tema ainda pouco explorado (Fisiologicamente falando).

Atenciosamente,

Felipe Olive

Comentários

Por Rodrigo Miguel dos Santos
em 29 de Setembro de 2009 às 23:03.

Vejo a realidade dos jogos reduzidos de forma diferente caro Felipe. Tudo bem que com este tipo de jogos os atletas venham a perder uma forma de treinamento para aspectos importantes para uma partida oficial, como distâncias percorridas em velocidade, distância e força de passe, lançamento e chute colocado por você, mas os jogos reduzidos estão sendo sub utilizados, pois está sendo a única forma de variação do treinamento, no entanto ele deveria ser utilizado, na minha visão, como um bom treinamento de marcação, passe, resistência cardiorespiratória entre outros fatores.

Att.

Rodrigo Miguel

Por Felipe Olive
em 30 de Setembro de 2009 às 18:57.

Rodrigo,

Também vejo a importância dos jogos reduzidos nos aspectos que vc citou, também acho interessante pois nestes jogos a quantidade de jogadas, manobras, etc. acontecem mais vezes do que num "coletivo" normal em campo oficial e a participação dos atletas acaba sendo maior por minuto jogado. Porém o que questiono é a substituição dos coletivos pelos jogos achando que estes são mais eficientes do que os coletivos. Acredito que "tudo" dá resultado, o mais difícil é encontrar a formula ideal de quantidade e variações para a "sua" equipe em especial. Aí, vai do feeling da comissão pra encontrar o que vai causar um resultatdo melhor.

Por Rodrigo Miguel dos Santos
em 1 de Outubro de 2009 às 00:03.

Como eu coloquei anteriormente Felipe, os jogos reduzidos se tornaram na única forma de variação do treinamento, desta forma concordo com você quanto  a esta substituição entre coletivo e reduzido. Entretanto precisamos é sair desta situação em que trabalhamos sem saber se estamos realizando o melhor trabalho, para isto é preciso trazer para o futebol o meio científico. Há cerca de um mês li um artigo relacionado aos treinos em dimensões reduzidas. Assim que puder disponibilizarei a referência deste trabalho, pois assim torna-se mais fácil uma discussão e a mudança desta realidade.

Att. 

Rodrigo Miguel

Por Anaximonas de Morais Varela Barca
em 14 de Junho de 2011 às 14:28.

bem colocado Adelson com os jogos reduzidos  vc  consegue ,condicionar o atleta visando a espeficidade  do jogo ( neural,muscular e cardio)aproximando da realidade do jogo,e trabalhando commais eficiencia do que o coletivo

Por Eduardo José Lima de Oliveira
em 11 de Setembro de 2010 às 22:58.

Boa noite Sr`s,

No meu ponto de vista tanto serve o espaço reduzido como o espaço de jogo pro completo ( usando todas a dimensões do campo). Sendo que alguns acham que campo reduzindo não simula situação de jogo, outros já acreditam que sim. Bom eu acredito que fisiologicamente que sim, tem resultado, pode ser usado todas as valencias físiológicas em espaço reduzido sendo com mais intencidade, treino de marcação da defesa e ofensividade no ataque, agora depende muito do estilo do treinador junto a sua comissão tecnica, para avaliarem se é o ideal para seu time esse tipo de treinamento.

Um forte abraço...

Por Marcelo Freire Campos
em 13 de Agosto de 2011 às 19:43.

Os jogos reduzidos vem para contribuir com as novas propostas metodologicas, abrindo espaço para mudanças para que possamos sair dos metodos tradicionais de treinamento e buscarmos novas experiencias. Eu acho valido.

Por Adelson Antonio de Souza
em 19 de Março de 2011 às 20:24.

Boa Noite.

Acho muito interessante toda e qualquer discussão sobre as novidades em treinamento específico para o futebol, no caso treinos realizados com variações de jogos reduzidos; na minha opinião, esta forma de treinamento foca a imprevisibilidade de situações que o jogo oferece em uma partida de futebol, em uma intensidade maior, é claro que uma programação pré estabelecida e principalmente bem planejada é primordial, é óbvio que nada substitui o coletivo no que diz respeito a especificidade, mas que o jogo reduzido como parte essencial do treinamento é importantíssimo para a equipe, sem dúvida alguma não se questiona; existem algumas tendências, e isso eu defendo, que destaca a fisiologia do jogo, diferentemente da Fisiologia do Exercício, como forma mais adequada de treinamento, alguns preparadores físicos já utilizam na sua programação trabalhos com bola, significamente bem maior do que no passado.

Temos que quebrar alguns paradigmas, e no futebol existem coisas que tem que ser mudadas para que a evolução do esporte e principalmente dos profissionais que atuam nesta área.

Valeu, um abraço.

Por Daniel Alecksey Rodrigues Koscak
em 4 de Novembro de 2011 às 16:28.

Não se podem substituir os treinos coletivos de forma integral pelos trabalhos de campo reduzido, o ideal é saber utilizá-los integradamente.Porém, uma sequencia de treinos coletivos torna- se muito desgastante para os atletas, principalmente com o calendário atual, com 2 jogos por semana. Os coletivos, na minha opinião, podem ser uma forma interessante de se trabalhar diferentes esquemas táticos, sendo um aliado dos treinos táticos, colocados em prática, contra um adversário, mais efetivamente, não sendo tão monótonos como os atletas costumam pensar a respeito de trabalhos táticos.E quanto a parte fisiológica, como o calendário não permite uma sequencia ideal de treinos, os trabalhos de campo reduzido são uma alternativa válida, já que o ritmo de jogo condiciona os atletas (durante uma competição), e assim os coletivos podem ser utilizados com os suplentes e atletas que tem uma menor sequencia de jogos.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.