psi - da Agência Estado - Laercio

...
Muito além das quatro linhas
Editor do jornal O Estado de S. Paulo, no livro O Futebol Explica o Brasil o jornalista e historiador Marcos Guterman revela os elos do futebol com a vida social e política do País
LUIZ ZANIN ORICCHIO - Agência Estado
São Paulo, SP – Em O Futebol Explica o Brasil, Marcos Guterman, historiador e editor de Primeira Página do jornal O Estado de S. Paulo, traça um arco que vai da chegada do “esporte bretão” ao País, no fim do século 19, até a conquista do pentacampeonato em 2002. Um longo percurso, de mais de 100 anos, no qual essa estranha atividade lúdica, importada por Charles Miller, um filho de escocês com brasileira, começou como esporte de elite, popularizou-se a ponto de parecer nascido aqui e tornou-se grande depositário de aspirações reais e simbólicas dos brasileiros.
O livro trata assunto tão vasto com uma periodização simples. Narra a chegada das primeiras bolas e jogos de camisas com Miller até a criação dos primeiros clubes, a maior parte deles privativos da elite branca do País. A partir daí, o livro progride por décadas, acompanhando a prática do jogo da bola entre nós e revelando o entrelaçamento entre seu desenvolvimento e a história nacional.
###
TRECHO DA OBRA
O ano de 1938 é assim o marco histórico, se precisamos de um, da descoberta do Brasil como o “país do futebol”, unido de modo nacional à noção de brasilidade emanada de sua seleção em campos estrangeiros, jogando com
características próprias e que, com o tempo, se tornariam indissociáveis da própria definição que o brasileiro faria de si mesmo. Getúlio Vargas – embora pessoalmente fosse aficionado de golfe – não poderia ficar alheio a esse fenômeno cultural. Como vimos, tratou de vincular o futebol ao Estado e explorou cada centímetro da paixão brasileira a favor de seus projetos de coesão social.
###
SERVIÇO
Título: O Futebol Explica o Brasil
Autor: Marcos Guterman
Editora: Contexto
Preço: R$ 39 (272 págs.)

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.