Peça: Nos Campos de Piratininga

(trata-se da história do futebol na cidade de São Paulo)

Estréia: 17 de setembro. Em cartaz de 5ª a Domingo , até 1º de novembro , no Teatro João Caetano

Comentários

Por Sérgio Settani Giglio
em 4 de Setembro de 2009 às 14:38.

*** 17 de setembro a 1º  de novembro de 2009***

 

***Nova montagem do espetáculo que, em 2008, foi sucesso de crítica e público***

 

*** Teatro João Caetano***

 

 

No ano em que comemora 20 anos, o CCBB amplia sua atuação para além da programação cultural costumeiramente sediada na Rua Álvares Penteado - Centro e, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, realiza o espetáculo “Nos Campos de Piratininga” no tradicional Teatro João Caetano, na Vila Mariana.

 

“A iniciativa vem ao encontro das ações da Instituição no experimento de novas formas de apoio e parcerias que visam a sua expansão física e, principalmente, a sua atuação no papel de democratização da cultura e da arte na cidade.”, diz Marcelo Mendonça, diretor do CCBB São Paulo.

 

 

Sobre o espetáculo

 

 “Nos Campos de Piratininga” é uma comédia musical que conta a história da cidade e do futebol de São Paulo. Nesta nova montagem, um compositor de escola de samba discute com a musa da sua imaginação como contar essa história na avenida. A narrativa parte da época de Charles Miller e chega à atualidade, priorizando histórias do Corinthians, Palmeiras e São Paulo.

 

Com duas horas de duração, a peça é dividida em dois atos e um intervalo, passando em revista os fatos mais marcantes de uma pequena vila que virou metrópole, incorporando a popularização do futebol, promovida pelos seus principais clubes. Em uma cidade que se modifica aceleradamente, estes três clubes têm permanecido como uma possibilidade de identificação e de paixão coletivas. 

 

“Nos Campos de Piratininga” é um espetáculo emocionante que se destina ao público em geral, amante ou não do futebol. Estará em cena uma parte da nossa história, construída não só por paulistas, mas por milhares de brasileiros e estrangeiros que vieram para São Paulo em busca da sua felicidade.

 

Uma criação da Cia. Letras em Cena, o espetáculo estimula a convivência pacífica entre torcedores, dando continuidade a uma prática permanente em suas montagens: pessoas vestindo camisetas de clubes de futebol pagarão um preço especial, menor do que a meia-entrada. 

 

 

O que foi dito sobre a peça

 

 

CLEBER MACHADO (jornalista): “A peça faz uma ligação muito bacana entre o futebol e a história de São Paulo. É um musical, com letras interessantes. Vários momentos importantes da cidade estão retratados, tendo a história do futebol, do Corinthians, do Palmeiras e do São Paulo como fio condutor.”

 

RAÍ (ex-jogador): “Eu me emocionei em vários momentos. Conforme se vai vendo a história da cidade e do futebol, a gente se emociona com todos os clubes, independente do clube pelo qual torcemos. A história dos clubes, que é a riqueza da peça, carrega a história do nosso povo, do nosso país.”

 

TURCÃO (ex-jogador): “Assistindo à peça, eu me lembrei do tempo de juventude, quando o futebol era jogado por amor. Eu fui o homem mais feliz do mundo jogando futebol. O futebol me deu tudo.”

 

JOSÉ MARIA DE AQUINO (jornalista): “Um curso completo sobre a história do trio de ferro do futebol paulista que nenhum (bom) aluno de jornalismo e apaixonado pelo jogo da bola tem o direito de perder.”

 

FREDDY JUNIOR (jornalista): “Fazemos uma viagem no túnel do tempo, onde a bola acompanha o relato histórico. Ótima peça: com criatividade e pesquisa mostra que a história do nosso país caminha lado a lado com o futebol. É um resgate da origem da paixão de todo brasileiro: o futebol”

 

OBERDÃ CATTANI (ex-jogador): “Eu nasci no Palmeiras e achei a peça maravilhosa! ’’

 

OSCAR ULISSES (jornalista): “É uma viagem. Sentado ali naquela poltrona vi, através de uma narração precisa e talentosa, como surgiram os grandes times de futebol da capital e me emocionei com alguns acontecimentos da nossa história. Vivi de novo a conquista corinthiana de 77 na voz vibrante de Osmar Santos. E muito mais”

 

CÉSAR SAMPAIO (ex-jogador): “Em minha opinião, é um manual de instruções para todo atleta de futebol paulista. Assim como quando você compra um carro. Todo atleta profissional deve assistir essa peça como referência de tempo e espaço. É uma bússola para o atleta.”

 

BASÍLIO (ex-jogador): “Um gênio é uma pessoa de talento. Agradeço a todos vocês por serem esse gênio.”

 

OLEGÁRIO TOLÓI / DUDU (ex-jogador): “Reviva nos campos de Piratininga o melhor das nossas conquistas.”

 

MILTON CRUZ (ex-jogador e técnico de futebol): “A peça foi ótima, é muito rica a história não só do futebol, mas da cidade de São Paulo.”

 

RUBENS MINELLI (ex-jogador e técnico de futebol): “As histórias acontecem e há pessoas que sabem contá-las. “Nos Campos de Piratininga” é a história de São Paulo, do futebol paulista e de uma época obscura e tenebrosa. Isso é contado e representado por um grupo de atores de extrema sensibilidade e versatilidade. Com pinceladas de humorismo e sarcasmo. Gostosa de ver.” 

 

ALDO REBELO (Deputado Federal): “Nos Campos de Piratininga” é um presente para quem ama São Paulo e ama o futebol. A peça é uma aula magna da história, história do futebol, história política, história da cultura, história social.

 

ODIR CUNHA (jornalista e escritor): “Uma peça para o homem e a mulher assistirem juntos. Quem quer conhecer a história da cidade de São Paulo e quem aprecia o futebol paulistano - no caso, torcedores do Corinthians, Palmeiras e São Paulo -, serão brindados com uma obra sensível e criativa, além de uma aula imperdível. Recomendo com entusiasmo!".

 

 VAGUINHO (jogador): "Achei a peça maravilhosa, jamais irei esquecer tudo que vi: uma São Paulo bem mostrada, misturada historicamente com o futebol”.

THAIS TOLEDO (Departamento Social do Palmeiras): “A peça expõe perfeitamente os momentos marcantes do futebol. Para os atletas da base, foi uma experiência excelente: puderam compreender a história, o valor dos times e, principalmente, assistir à uma competição saudável entre as equipes. Apesar de todas as dificuldades atuais, ainda sonhamos com uma convivência amigável entre clubes e torcida”.

 

Criações recentes da Cia. Letras em Cena da Cooperativa Paulista de Teatro

 

2008 - “Nos Campos de Piratininga” - Texto de Renata Pallottini e Graça Berman, direção de Imara Reis. A peça fez uma temporada inicial no Teatro Maria Della Costa, de 18 de fevereiro a 29 de abril e uma apresentação no Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo“.

 

2007/2008 - “A Claque” - Texto de Paulo Jordão e direção de Fernando Neves. Em 2.007, cumpriu temporada no Teatro Ruth Escobar (abril a julho) e no Teatro Aliança Francesa (agosto e setembro). Apresentou-se no CEU Aricanduva em novembro. Em 2.008, participou do projeto Circulação – PAC 13/2.008 da Secretaria de Estado da Cultura.

 

2004/2006 - “Trecos e Truques” - Texto e direção de Wilma de Souza, cumpriu temporada nos teatros Sérgio Cardoso - Sala Paschoal Carlos Magno e Arthur Azevedo em 2004 e no Teatro Folha – Festival de Férias, em janeiro de 2005. Participou do Projeto Recreio nas Férias em julho de 2005 e do Programa São Paulo é uma Escola, de setembro a dezembro de 2005, em 21 CEUs. Participou da Caravana Paulista de Teatro 2006, apresentando-se em Taboão da Serra, Porto Feliz, Mauá e Suzano.

 

2002/2003 - “Nossa Vida é uma Bola” - Dramaturgia de Augusto Juncal, Gil Camargo, Graça Berman, Imara Reis e Wilma de Souza, baseada em crônicas, poemas e textos de Armando Nogueira, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Marighella, Dom Paulo Evaristo Arns, Eduardo Galeano, José Roberto Torero, Juca Kfouri, Luís Fernando Veríssimo, Paulo Mendes Campos, Paulo Roberto Falcão, Plínio Marcos e Roberto Avallone. Com direção de Imara Reis, ficou em cartaz no Teatro Ruth Escobar, de outubro de 2.002 a junho de 2003.

 

 

Ficha Técnica

 

Patrocínio – Banco do Brasil e Governo de São Paulo

Realização – Centro Cultural Banco do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura

Texto - Renata Pallottini e Graça Berman

Direção Geral – Imara Reis

Produção – Wilma de Souza , Décio Pinto , Graça Berman e Paulo Del Castro .

Elenco: Eduardo Silva, Graça Berman, Wilma de Souza, Décio Pinto, André Persant, Gira de Oliveira, Murilo Inforsato, Nívio Diegues, Rodrigo Dorado, Sônia Andrade e Valéria Simeão

Administração – Fátima Collétti

Criação e Direção Musical – Paulo Herculano

Criação Musical – Matias Capovilla

Preparação e Arranjos Vocais – Tato Fischer

Iluminação – Kiko Jaess

Preparação Corporal e Coreografias – Augusto Pompeo

Criação de cenário, figurinos e adereços – Luis Carlos Rossi

Criação Gráfica – Edu Reyes

Assessoria de Imprensa – Sonia Kessar

Coordenação de Produção – Paulo Del Castro

 

 

 

Serviço

 

Nos Campos de Piratininga

Gênero – Comédia musical

 

Teatro João Caetano - Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino – SP – Fone (11) 5549-1744

 

Estreia dia 17 de setembro - Temporada até 01 de novembro de 2009

 

Quintas 20h30 / sextas 21h / sábados 21h / domingos 20h00

 

Ingressos: 20,00 (inteira) / 10,00 (meia-entrada) / 8,00 (para quem estiver vestindo camiseta de qualquer time) / A bilheteria abre duas horas antes de cada sessão.

 

Duração – 120 minutos

Classificação indicativa – livre

 

Acesso e banheiro adaptado para pessoas com necessidades especiais / Aceita só dinheiro /  Saiba mais sobre a peça emwww.soniakessar.com.br


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.