Cevnautas do Futebol, segue noticia da CBN e entrada para o livro na biblioteca do CEV. Laercio
O fascínio do futebol carioca. Os clubes de regatas foram quase obrigados a se adaptar com a chegada do "football".
Por Nathalia Toledo
No Rio de Janeiro do início do século passado, os clubes de regatas que disputavam o coração dos cariocas na Lagoa Rodrigo de Freitas foram quase obrigados a se adaptar. Regras de uma tal de Fifa sobre um tal de "Football" estavam aos poucos roubando a cena e os próprios torcedores. Filhos de famílias ricas que iam estudar na Europa voltavam trazendo a novidade como um esporte seletivo, para poucos. Ao mesmo tempo, em outros cantos da cidade, marinheiros, estivadores e operários já batiam bola na Zona Portuária ou em fábricas, também sob influência de viajantes que vinham do exterior.
[Leonardo Pereira] "O futebol foi outro desses campos de conflito e choque de culturas, claramente uma prática de origem europeia. E o que acontece no Brasil e no Rio de Janeiro em particular é uma apropriação dessa prática por setores que de início eram excluídos dele".
De um lado, clubes elitizados como o Fluminense e o Flamengo. De outro, times como o Bangu Atlético Clube, que reunia operários da principal fábrica do bairro. O esporte foi se popularizando na cidade e deixando para trás as desavenças de cor ou classe social.
[Leonardo Pereira] "No começo da década de 1930, assim que o esporte se profissionaliza, o Flamengo contrata os mais famosos jogadores negros e mestiços do Brasil. Ele faz um time com Leonidas da Silva, com Domingos da Guia, com Fausto, com todos aqueles jogadores reconhecidos dando a ver uma forma de encarra o futebol que fazia dele a expressão da nacionalidade. Ele se torna rapidamente um time muito popular por conta disso".
O futebol carioca ganhou caráter nacional e alguns recordes, como o maior número de torcedores do país e o maior estádio do mundo na época de sua inauguração, em 1950, o Maracanã. Mas há quem diga que é a própria cidade a responsável pelo sucesso dos principais clubes do Rio, fenômenos no Brasil inteiro desde a década de 1920.
Operários do Bangu Athletic Club em 1906
(Crédito: Reprodução / internet)
Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/series/nenhum/rio-450-anos/2015/01/29/O-FASCINIO-DO-FUTEBOL-CARIOCA.htm#ixzz3QIM5XjDy
Livro na biblioteca: http://cev.org.br/biblioteca/footballmania-uma-historia-social-futebol-rio-janeiro-1902-1938/
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.