Palestra com Roberto Sander e Antonio Carlos Napoleão do ciclo Brasil, Futebol e Livros no Rio de Janeiro.

11 MAIO - PESQUISA E REPORTAGEM

Roberto Sander, autor de Anos 40: Viagem à Década sem Copa e Sul-Americano de 1919: Quando o Brasil Descobriu o Futebol.

Antonio Carlos Napoleão, autor de O Brasil na Taça Libertadores e no Mundial Interclubes e  Seleção Brasileira (1914 – 2006).

  BRASIL, FUTEBOL E LIVROS Centro Cultural Banco do Brasil reúne escritores e debate a literatura do esporte mais popular do país até a Copa   No semestre que concentra a expectativa pela Copa do Mundo da África do Sul, a literatura brasileira sobre o futebol é apresentada em retrospectiva no ciclo Brasil, Futebol e Livros, que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promove reunindo escritores dedicados a expressar sensações e descrever momentos marcantes do esporte mais popular do país.   Até 08 de junho – a cada duas terças-feiras até a semana em que se inicia a Copa - dois escritores estarão juntos para falar de seus livros e para conduzir a leitura de outros títulos de uma seleção de autores que esbanjam habilidade em transportar impressões de dentro das quatro linhas para as folhas de papel. Serão oito encontros, todos com entrada franca, divididos em subtemas que indicam abordagens recorrentes na bibliografia do futebol: Paixão e Arte, Pesquisa e Reportagem, História e Sociedade e Craques e Humanos.   O jornalista e escritor Marcelo Moutinho, o radialista Edison Viana Teixeira - idealizador e curador do projeto - e o jornalista e cantor Pedro Paulo Malta se revezam na mediação dos encontros. “A discussão sobre futebol se concentra muito na crônica cotidiana e na voz dos personagens da mídia eletrônica. Preferimos reunir nomes que fazem um trabalho aprofundado, silencioso e essencial na observação do futebol e para a compreensão do seu papel na realidade brasileira”, observa Edison.   Os encontros de Brasil, Futebol e Livros também vão destacar Mario Filho, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Paulo Mendes Campos, Luis Fernando Veríssimo, Roberto Drummond, Armando Nogueira, Rubem Fonseca e outros autores de livros editados desde os anos 40. “Há um material vasto sobre o assunto, o tema é inesgotável”, pondera o curador que pretende motivar novos e antigos leitores a irem em busca desta riqueza, para ele “dispersa em sebos e nas livrarias que se dedicam ao futebol”.   Brasil, Futebol e Livros busca mostrar o quanto as palavras da bola também podem proporcionar prazer similar ao do espetáculo em campo, que o brasileiro aprecia na televisão, no rádio e até no cinema.   Patrocínio Banco do Brasil Realização Centro Cultural Banco do Brasil Produção Elaborar Projetos e Produções Culturais Curadoria e direção geral Edison Viana Teixeira

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.