Oi gente!!.

Feliz de formar parte nesta comunidade, meu nome e Cristian Maneiro e sou do uruguai.

Queria fazer ao pessoal uma consulta, eu sou formado em sociologia pela universidade do meu pais e estou procurando uma universidade para ir fazer um maestrado no brasil.

Meu projeto de pesquisa se insere na sociologia da cultura e mais precisamente no campo da sociologia do esporte.

Especificamente, pretendo pesquisar como foi conceituado o desempenho do equipo nacional do Uruguai na ultima Copa do Mundo de futebol pela imprensa nacional e internacional, como se gera a construção de narrativas e imaginários sociais e como o evento foi aproveitado politicamente pelos diversos atores sociais.

 

Queria consultar a voces si conhecem que universidades tem programas de posgraduacao em sociologia (ou ciencias sociais) com docentes especializados nesta linha de pesquisa.

eu ja escrevi a Ronaldo Helal na UERJ mas infelizmente ele nao pode ser meu orientador porque ele e docente do maestrado em comunicacao e nao pode orientar alunos de outros porgramas.

 

si alguem pode me ajudar eu agradeco!

 

disculpem que o meu portuges e ainda  ruim! rsrs

Comentários

Por José Roberto Herrera Cantorani
em 5 de Dezembro de 2010 às 13:04.

Cristian,

Na Unicamp, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia existe a linha Sociologia da Cultura <http://www.ifch.unicamp.br/pos/sociologia/index.php?texto=linhaspesquisa&menu=menulpesquisa>;

Ainda sobre a Unicamp, há alunos graduados na Sociologia procurando a Pós-Graduação na Educação Física para estudos a respeito da sociologia do esporte. Entre os professores procurados, Heloísa Helena Baldi dos Reis <http://lattes.cnpq.br/2179062333507857>, <http://www.fef.unicamp.br/>.

No Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR há o Wanderley Marchi Júnior que trabalha com temas ligados ao esporte <http://www.pgsocio.ufpr.br/linhas.html>.

Você também pode solicitar informações na comunidade Sociologia do Esporte aqui no CEV. Talvez alguém mais possa te informar sobre outros programas <http://cev.org.br/comunidade/sociologia>.

Abraço,

Cantorani

Por Cristian Maneiro
em 6 de Dezembro de 2010 às 09:41.

vou olhar esses programas

Muito obrigado, Cantorani!.

abraco

Por Sérgio Settani Giglio
em 8 de Dezembro de 2010 às 18:19.

Olá Cristian, também poderia procurar nas seguintes universidades, porém, mais voltadas para o campo da antropologia:

Luiz Henrique de Toledo que é professor da UFSCAR

Arlei Sander Damo que é professor da UFRGS

Flávio de Campos que é professor da USP e ministra a seguinte disciplina da pós: Disciplina FLH5114-2- História Sociocultural do Futebol: Impulso Lúdico, Composição e Significações

Objetivos:

O curso visa proporcionar uma introdução ao estudo do Futebol, suas significações socioculturais, suas imbricações com a temática lúdica, suas respectivas fronteiras interdisciplinares e sua história a partir do resgate de jogos considerados como seus antecessores em sociedades pré-industriais e a transformação dessa modalidade lúdica em esporte a partir do século XIX, no contexto da expansão da sociedade tecnológica e no ambiente social da chamada Época Vitoriana.

abraços

Sérgio

www.ludopedio.com.br


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.