Boa tarde a todos!

Segue abaixo uma reportagem de hoje da Folha de São Paulo sobre o regime de concentração de atletas de Futebol. Eu particularmente confesso que não sou favorável à extinção da concentração, mas sim à sua flexibilização. 

Gostaria de ouvi-los.  

Abraços!

 

Por fim de 'jogadores bebês', Coritiba corta concentrações

PUBLICIDADE

   

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

Alex acorda ao lado de sua mulher, toma café da manhã e brinca com seus filhos. Às 11h, encontra seus companheiros de time almoça, ouve a palestra do treinador e parte para o Couto Pereira.

Desde o início do ano, é assim a rotina do meia, ex-Palmeiras, Cruzeiro e seleção brasileira, em dias de partidas em casa do Coritiba.

Mas dormir em casa na véspera dos jogos não é privilégio do camisa 10. Todos os jogadores da equipe paranaense gozam do mesmo direito.

O clube, após mais de três anos estudando o tema, decidiu copiar o modelo de concentração mais comum nos principais países da Europa.

Os atletas só precisam se apresentar na véspera da partida e dormir sob vigilância da comissão técnica em viagens ou situações especiais.

Na maioria dos jogos em casa, basta se unir ao grupo horas antes da ida ao estádio.

"Fizemos 76 jogos em 2012. Se formos contabilizar, dá 150 dias passados em hotel. Não dá para os jogadores ficarem tanto tempo afastados de suas famílias. Isso acaba os deixando cansados e estressados no fim do ano", afirmou o superintendente de futebol do clube, Felipe Ximenes.

Segundo o dirigente, a abolição da concentração (ou flexibilização, como ele prefere dizer) deve criar jogadores mais responsáveis e cientes de suas responsabilidades.

"A gente precisa dar passos constantes rumo à profissionalização do futebol. Temos de parar de tratar jogadores como bebês. O que estamos fazendo é dar mais direitos e deveres a eles. Quanto mais o pai controla, mais seus filhos serão rebeldes."

O atleta que se apresentar no dia do jogo sem condições físicas ou psicológicas de ser escalado, por noite mal dormida ou uso de álcool, receberá punições disciplinares. Ximenes assegura que até agora nenhuma sanção foi aplicada e que a volta da concentração não será usada como punição, nem se todo o elenco se "comportar mal".

Com o novo regime de concentração, deixado de lado só no Atletiba, o clássico com o Atlético-PR, o Coritiba conquistou o primeiro turno do Paranaense e conquistou vaga para a final do Estadual.

Mas o efeito da liberdade maior aos atletas, segundo o técnico Marquinhos Santos, cria do clube e favorável à ideia desde o início, só será sentido durante o Brasileiro.

"Acredito que os atletas vão se sentir mais felizes, e isso será positivo a médio e longo prazo. Atleta mais feliz se sente mais solto, rende mais."

A ideia de abolir as concentrações defendida pelo Coritiba não é inédita no Brasil, mas nunca teve vida longa.

Nos anos 1980, o movimento Democracia Corintiana decidiu que os jogadores só se apresentariam horas antes da partida. O mesmo aconteceu no ano passado com o Vasco, como protesto dos atletas contra salários atrasados.

Um dos maiores opositores ao regime é o ex-atacante Ronaldo. Em 2009, quando defendia o Corinthians, o Fenômeno se disse farto de ir para as concentrações e citou o Barcelona, vencedor de tudo naquele ano, como exemplo de liberdade aos jogadores.

Um exemplo que o Coritiba está começando a seguir.

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 14 de Março de 2013 às 03:06.

O assunto é delicado.  Poucas equipes possuem atletas com responsabilidades suficientes para que a concentração seja extinta. Acho que isso tem uma ligação estreita com a educação e a cultura do time e país. Para falar a verdade, acho que no Brasil isso não funcionaria por completo.

Aqui no Japão não existe concentração. Os atletas se apresentam horas antes do jogo num hotel pré-estipulado, e lá almoçam e se preparam para a partida. Depois do jogo, cada um sai no seu próprio veículo.

Por Rafael Moreno Castellani
em 11 de Abril de 2013 às 15:28.

Pois é Edson! No entanto, pelo jeito nem no Brasil, nem no Japão, os dirigentes e comissão técnica ultizam a concentração em benefício dos atletas. E do ponto de vista da psicologia do esporte, por exemplo, são vários.

Mas precisamos ainda de mais pesquisas (estou caminhando nesse sentido) e de mudanças no âmbito do futebol profissional. 

Abs

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.