Via Blog do Fábio Kadow
Forbes faz ranking da relação custo-benefício dos jogadores mais caros do mundo. Vieri lidera
http://jogodenegocios.blog.terra.com.br/2009/07/21/forbes-faz-ranking-da-relacao-custo-beneficio-dos-jogadores-mais-caros-do-mundo/

A revista Forbes publicou um interessante e curioso ranking: qual contratação milionária teve a melhor relação custo-benefício entre os jogadores de futebol? Ou seja, quanto as dez maiores transferências da história do futebol deram de retorno em campo para o clube (o retorno comercial extra-campo não foi levado em conta). Por esse motivo, Kaká e Cristiano Ronaldo no Real Madrid não puderam ser avaliados ainda. 

Para a Forbes, o craque Zinedine Zidane foi um mau negócio para o Real Madrid. Ou melhor, um negócio caro, já que ao somar os US$ 81 milhões da transferência aos US$ 41 milhões que o francês ganhou de salários durante os cinco anos que esteve no clube, Zidane custou US$ 122 milhões. Durante esse tempo, Zidane foi responsável por 24% dos gols marcados e 20% das assistências. Calculando esses números, as partidas realizadas pelo campeonato espanhol (amistosos e competições internacionais não foram contabilizados no ranking) e o custo total (salário mais transferência), Zidane, segundo a revista, custou US$ 1,120 milhão por jogada de gol, que coloca o francês na sétima posição.

Veja abaixo o resultado desse estudo, uma análise fria e matemática (gol tem peso dois, assistência peso um) que os americanos adoram, e deixe a sua opinião dizendo se concorda com os critérios utilizados. Pela conta da Forbes, Cristiano Ronaldo, por exemplo, contratado por US$ 130 milhões pelo Real Madrid e com salários iniciais de US$ 15,5 milhões por ano, teria que fazer um gol por jogo durante os seis anos de contrato para ficar em quarto lugar, com uma média de US$ 670 mil por tento.

E mais: vale a pena, ou não, investir pequenas fortunas nessas contratações?

1 - Christian Vieri
Foi contratado pela Inter de Milão em 1999 por US$ 66 milhões*
Custo por performance**: US$ 511 mil
Gols Marcados: 103
Assistências: 0
Temporadas no clube: 6

2 - Wayne Rooney
Foi contratado pelo Manchester United em 2004 por US$ 56 milhões
Custo por performance: US$ 550 mil
Gols Marcados: 65
Assistências: 45
Temporadas no clube: 5

3 - Ronaldo
Foi contratado pelo Real Madrid em 2002 por US$ 54 milhões
Custo por performance: US$ 630 mil
Gols Marcados: 83
Assistências: 2
Temporadas no clube: 4,5

4 - Luis Figo
Foi contratado pelo Real Madrid em 2000 por US$ 70 milhões
Custo por performance: US$ 864 mil
Gols Marcados: 36
Assistências: 50
Temporadas no clube: 5

5 - Pavel Nedved
Foi contratado pela Juventus em 2001 por US$ 53 milhões
Custo por performance: US$ 864,700 mil
Gols Marcados: 51
Assistências: 10
Temporadas no clube: 8

6 - Hernan Crespo
Foi contratado pela Lazio em 2000 por US$ 68 milhões
Custo por performance: US$ 1 milhão
Gols Marcados: 39
Assistências: 0
Temporadas no clube: 2

7 - Zinedine Zidane
Foi contratado pelo Real Madrid em 2001 por US$ 81 milhões
Custo por performance: US$ 1,120 milhão
Gols Marcados: 37
Assistências: 34
Temporadas no clube: 5

8 - Robinho
Foi contratado pelo Manchester City em 2008 por US$ 60 milhões
Custo por performance: US$ 2,280 milhões
Gols Marcados: 14
Assistências: 5
Temporadas no clube: 1

9 - Dimitar Berbatov
Foi contratado pelo Manchester United em 2008 por US$ 56 milhões
Custo por performance: US$ 2,450 milhões
Gols Marcados: 9
Assistências: 9
Temporadas no clube: 1

10 - Andrey Shevchenko
Foi contratado pelo Chelsea em 2006 por US$ 60 milhões
Custo por performance: US$ 3,320 milhão
Gols Marcados: 9
Assistências: 7
Temporadas no clube: 2

*os valores estão na cotação do dólar atual
** participação numa jogada de gol (gol tem peso dois, assistência conta um)

Comentários

Por João Guilherme Cren Chiminazzo
em 3 de Agosto de 2009 às 08:58.

Flamengo fatura R$ 3,5 mi com camisas

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Desde que o contrato com a Olympikus entrou em vigor, há cerca de um mês, o Flamengo vendeu mais de 415 mil camisas, gerando uma receita de R$ 3,5 milhões em royalties, segundo informa a coluna Painel F.C., da "Folha de S.Paulo", nesta sexta-feira.

A previsão é de que o clube supere a venda anual do segundo time no ranking de camisas comercializadas quando completar três meses de parceria com a fornecedora brasileira.

Em recente entrevista à Máquina do Esporte, Márcio Callage, gerente de marketing da Olympikus, disse que a meta do primeiro mês foi batida ainda na fase de pré-venda, quando os torcedores adquiriram 205 mil peças em três semanas.

"A gente uniu o poder da torcida do Flamengo com a capacidade da Olympikus de distribuir, coisas que os nossos concorrentes não conseguiram. A gente tem aí dez mil pontos-de-venda no Brasil inteiro, a gente sabe que a torcida do Flamengo não está só no Rio de Janeiro. Nós tínhamos esse compromisso, que foi parte importante da negociação, de dar acesso aos produtos do Flamengo em todo o país", disse o executivo. FONTE: http://maquinadoesporte.uol.com.br/v2/noticias.asp?id=13790

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