Volta e meia depois de um jogo, em que a violência física entre torcidas rivais prevalece-se, emerge o paradigma sobre jogos com torcida única. A torcida é um espetáculo a parte do esporte. O futebol terá a mesma grandeza atual sem sua fanática torcida presente, incentivando o time no grito? O real problema está nas torcidas organizadas ou nas autoridades da segurança impotentes?  Excluir, impedir, vedar, proibir a população do lazer é a ferramenta utilizada para tapar o problema da violência que das ruas infiltrou-se no esporte. Em prol da segurança nos estádios e em suas circunferências, partidas de futebol com torcida única seria a solução contra a violência?

Comentários

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 6 de Dezembro de 2015 às 20:28.

Torcida única não seria a solução da violência, pois, as práticas mais agudas de violência acontecem fora dos estádios e muitas vezes por questões sociológicas mais complexas. Estabelecer torcida única é uma decretação de falência das autoridades públicas, é como se a autoridade dissesse :" como não  posso controlar, eu suspendo". Demonstrando fraqueza. E quando se demonstra essa fraqueza, se descumpre a lei, pois a constituição garante que o esporte e o lazer são direitos de todos cidadãos e a segurança é um dever do estado.

Por Marielly Gomes Silva
em 4 de Janeiro de 2016 às 11:57.

A violência é um problema não presente apenas nas arquibancadas dos estádios, e a falta de atuação dos profissionais responsáveis pela segurança no nosso país é gritante. A torcida única foi apenas mais uma alternativa sem sucesso para a diminuição dessa realidade absurda de desrespeito entre as torcidas rivais, e a falta de espírito esportivo que abrange em grande maioria as torcidas dos maiores times de futebol. A solução contra a violência infelizmente não está na separação das torcidas nem no aumento da segurança, está na conscientização de cada torcedor de que o objetivo de um esporte, seja ele qual for, não é gerar violência, e sim divertir o público que o assite. Assim temos uma batalha de imensa dificuldade e a solução está muito distante do método "torcida única".

Por Kairo Rodrigues Ribeiro
em 6 de Janeiro de 2016 às 11:15.

Torcida unica não é a solução, pois já presenciei  torcidas organizadas de um mesmo clube em conflito pelas ruas de Belo horizonte, acredito que o ploblema não seja as  torcidas organizadas em si, pois quem briga e mata são bandidos infiltrados de torcedores, acho que a solução deveria ser um aumento drastico na segurança nos estádios e nas ruas em dias de jogos, pelo menos como forma de intimidar tais meliantes.

Por Luísa Helena Silva
em 31 de Janeiro de 2016 às 14:02.

A torcida única nao é a maneira correta de tentar erradicar a violência nos estádios. É uma maneira de tentar diminuir a violência e ser exemplo para que essa prática não venha a ocorrer. Infelizmente muitas pessoas levam o futebol, e as rivalidades a muito "ferro e fogo" esquecendo que o esporte é uma forma de socialização, de alegria e felicidade! Espero que essa prática seja mais frequente, mas que tenham objetivos a abrangir melhor as torcidas para o verdadeiro propósito do esporte, que é propagar a paz!

Por Thiago Moraes
em 31 de Janeiro de 2016 às 15:39.

A criação dessa ideologia de  torcida única com certeza não seria a solução para os impasses a respeito da violência dentro e fora dos estádios. Na minha opnião, seria relativamente pior, pois como foi dito acima muitas pessoas de fato são radicalistas com relação essa rivalidade entre os clubes, e acabam criando situações de extrema violência e covardia. O estado deveria estar mais presente nos eventos esportivos que envolvem torcidas organizadas e aglomeração de pessoas, interferindo diretamente na questão do policiamento ao redor dos locais onde serão realizados, para que o brasil seja visto como o pais do futebol bonito e bem jogado, e não como o país da violência extrema nos estádios. 

Por Alexandre Lucas da Silva Pereira
em 1 de Fevereiro de 2016 às 15:21.

 

Torcida única nos estádios, não é a solução para a violência no futebol, muito menos o fim das torcida das organizadas, a solução mais plausível para esse impasse é sem dúvida a educação, mas é uma medida a longo prazo. Enquanto essa medida não está funcionando cabe as autoridades tomarem decisões que acabam com o espetáculo que é o futebol, torcida única, jogos com portões fechados, torcedores presos, são medidas a curto prazo que devem ser tomadas para que a paz volte aos estádios. 

Por Guilherme Martins de Paula
em 2 de Fevereiro de 2016 às 10:52.

A torcida unica nao é uma solução para a violencia no futebol, o futebol sem sua torcida nao teria graça, o que pode acabar com essa violencia é a policia fazer o seu papel dentro dos estadios, como é feito na inglaterra, o torcedor que briga durante os jogos em todo dia de jogo do seu clube ele tem que se apresentar em uma delegacia e so pode ser liberado 2 horas apos o termino do jogo. Mas aqui no Brasil nenhuma metida muito severa foi tomada ainda para conter os agressores, entao enquanto a policia nao toma as medidas necessarias, nos temos que esperar que torcedores aprendam mais sobre o que é torcer e tenham mais educação um com o outro.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.