Cevnautas dos estudos de gênero,
Não consegui achar um RSA Animado bom como o que a Superinteressante fez sobre a desigualdade racial no Brasil, pra co-laborar com a luta das mulheres nesse 8 de março de 2017.
Na verdade, gostaria de ter um desses com os dados sobre a mulher negra no esporte. Quantas dirigentes, quantas treinadoras, fisioterapeutas, médicas esportivas....
Cumpri - sofregamente - o meu mestrado na primeira turma da USP entregando a dissertação sobre mulher e esporte no ultimo minuto do segundo tempo da prorrogação, 1984. Um membro da banca queria me reprovar. Traumatizei e escondi a dissertação, e me afastei do assunto.
10 Anos mais tarde minha amiga Denise http://cev.org.br/qq/denise-martins-araujo/ me deu um presente, no CONBRACE de Vitória, o livro da Elaine Romero, alertando que a Fúlvia Rosemberg havia citado e comentado a minha dissertação. Gelei. Eu tinha escondido tanto!
Mas, era um elogio e muitas citações no trabalho de revisar a bibliografia brasileira sobre mulher e esporte. Fiquei com vontade de mandar uma cópia pro algoz da banca.
Mas, tudo isso é pra dizer que o que mais me impressionou durante o trabalho - e impressiona até hoje - foi um artigo que a Janet Teeple me mandou e eu perdi. Era, mais ou menos, " Mulheres negras atletas sentam no banco de trás dos ônibus" . Será que alguém daqui tem a referência do artigo da revista de psicologia?
Acabei dedicando a batalha da dissertação a uma menina que corria de pés descalços e foi vice-campeã na São Silvestre:
"Para JORINDA SABINO. Criança, negra, mulher e atleta. Uma síntese de discriminação social."
A dissertação:
http://cev.org.br/biblioteca/mulher-esporteum-estudo-sobre-influencia-dos-agentes-socializacao-atletas-universitarias/
Livro da Elaine Romero:
Corpo, Mulher e Sociedade
Por: Elaine Romero. 1Ed. Papirus. 1995
http://cev.org.br/biblioteca/corpo-mulher-sociedade/
Capítulo da Fulvia Rosemberg.
ROSEMBERG, Fúlvia. A educação física, os esportes e as mulheres: balanço da bibliografia. In: Elaine Romero. (Org.). Corpo, mulher e sociedade. São Paulo: Papirus, 1995, v. , p. 271-308.
Jorilda Sabino em 2014:
http://bit.ly/jorilda2014
O RSA na Superinteressante:
http://cev.org.br/biblioteca/2-minutos-para-entender-desigualdade-racial-no-brasil/
O trecho da resenha da Profa Fúlvia que lavou a minha alma e atiçou a vaidade dessa msg:
"Sem dúvida é a dissertação de mestrado de Laércio Elias Pereira (1984), defendda na USP, o texto brasileiro mais completo e pertinente que encontramos sobre mulher e esporte. Apesar de propor um objetivo específico — a influência dos agentes de socialização em atletas universitárias —, o autor esboça um diagnóstico sobre a prática esportiva feminina no Brasil, os preconceitos que vem enfrentando e as alternativas para sua superação. Nota-se uma preocupação do autor em contextualizar suas observações nos planos econômico e cultural e um comprometimento com a mudança. Merece destaque o capítulo sobre esportistas negras."
Laércio
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.