Pela grandeza que o esporte e o lazer conquistaram no contexto social dos dias de hoje, o mercado esportivo configura-se como cada vez mais promissor, do ponto de vista econômico, englobando todos os negócios gerados pelas atividades ligadas à área. A crescente exigência dessa fatia do mercado de trabalho implica forçosamente a necessidade de identificação e capacitação de profissionais para a gestão do esporte e lazer,  pois somente assim as oportunidades que despontam serão aproveitadas qualitativamente. Surge, então, a pergunta: quais competências e qualificações tal profissional deve possuir?

Sabe-se que a carreira de gestor esportivo tem sido fundamentada  em vários pilares Educação Física, Administração, Direito, Turismo, Comunicação, Economia, entre outras áreas. Os gestores das instituições que oferecem serviços voltados à prática do exercício físico, ao esporte e ao lazer geralmente são ex-professores de educação física ou técnicos, que não possuem obrigatoriamente a qualificação necessária para exercer a função; ou administradores carentes de um conhecimento mais aprofundado sobre a  Educação Física, logo, nem sempre especificamente capacitados para atuar na área.

Assim, buscando oferecer um ambiente acadêmico-científico que propicie o aprofundamento das reflexões acerca de tais questões, a FAEFID/UFJF, com muita honra e satisfação, sediará o Fórum Internacional de Gestão do Esporte / I Encontro Mineiro de Gestão do Esporte, o qual contará com participantes de renome nacional e internacional, a contribuir com as discussões e, em última análise, com a capacitação de recursos humanos com vistas à sua inserção na esfera da Gestão do Esporte e do Lazer.

Que sejam muito bem vindos ao nosso Evento todos os participantes, que os trabalhos lhes sejam bastante proveitosos e que  possam também com ele contribuir, cada qual à sua maneira.

Profa. Dra. Edna Ribeiro Hernandez Martin

Coordenadora do Fórum Internacional da Gestão do Esporte / I Encontro Mineiro de Gestão do Esporte

Diretora da Faculdade de Educação Física e Desportos / Universidade Federal de Juiz de Fora.

agosto/2010.

PARTICIPE

Acesse já: http://www.ufjf.br/forumgestaodoesporte/

Siga no Twitter: http://twitter.com/gestaoesporteJF

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.